Uma data que reúne diversas ações com o objetivo de chamar atenção para a saúde ambiental do planeta. Assim é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece nesta terça-feira (5), também celebrado pelo RioMar Recife. É que o mall possui como princípio o compromisso pela sustentabilidade e que reflete em suas atividades. Uma delas é a parceria com cooperativas de catadores, como o Pro-Recife, por exemplo.

Várias atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente

Mensalmente, o RioMar encaminha cerca de 20 toneladas de material reciclável para à instituição. José Cardoso, de 60 anos, dos quais já acumula 40 trabalhando com reciclagem, é catador fundador do Pro-Recife e ressalta a importância da parceria, iniciada ainda em 2012. “A iniciativa sustentável desenvolvida pelo empreendimento beneficia toda a cadeia socioambiental. Além de abrir um leque de oportunidades de comércio para os catadores, ainda promove a destinação correta de materiais que seriam descartados na natureza”, destaca Cardoso.

RioMar Recife adota sustentabilidade para as suas ações

Ele ainda explica que todo o material recebido é transformado em produtos que podem ser reutilizados pelas empresas e que gera renda à cooperativa. “Tudo que recebemos é preparado e triado até ficar pronto para ser comercializado junto às indústrias. Depois, repartimos a renda entre os catadores”, disse José Cardoso.

Os descartes recolhidos pelo Pro-Recife farão parte da exposição montada pela artista pernambucana Joana Lira. Intitulada “Natureza é Luz”, a obra é inspirada nas formas da natureza e faz parte das ações desenvolvidas pelo RioMar para a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 05 e 12 deste mês.

Além disso, ainda haverá o concurso cultural “Água: Juntos, vamos preservar” e um painel interativo, montado na Praça de Eventos 1, simulando uma paisagem que muda quando alguém passa por ela, transformando o local.

Grupo JCPM lança manifesto pela sustentabilidade