Muitas vezes eles se acumulam nas gavetas. Em outras são esquecidos nos bolsos das calças e camisas. E na maioria dos casos, se tornam um “peso morto” nas carteiras das pessoas. Na verdade, os cartões de crédito ou débito e dos planos de saúde muitas vezes não são completamente descartados porque os usuários sentem receio de jogá-los no lixo. Para ajudar a reverter esse quadro, o RioMar irá reinaugurar o coletor Papa Cartão, que passa a funcionar a partir das 9h deste sábado (28), no Piso L3. A ação também faz parte da Semana do Lixo Zero, que propõe ações voltadas à sensibilização do público para as questões socioambientais e que segue até o próximo domingo (29).

Com o equipamento, o descarte é completamente seguro, em que os cartões são triturados à vista das pessoas. Após o processo de trituração, o material é encaminhado para a planta industrial do Programa Reciclagem de Cartão (RC), localizado em São Paulo. O composto final pode ser transformado em produtos geradores de renda como porta-copos, bloquinhos, canecas e réguas.

O gerente de desenvolvimento socioambiental do Grupo JCPM, Sérgio Maffioletti, explica que, além de seguro, o descarte através do Papa Cartão é um ato de consciência ambiental. “O serviço permite que o público possa contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente e, consequentemente, da nossa sociedade. É uma prática de educação ambiental”, conclui Sérgio.

Papa Cartão – O Papa Cartão está no RioMar desde 2013 e já faz parte do programa de sustentabilidade do mall, com mais de 52 mil cartões descartados. Será reinaugurado com novo layout e com uma vitrine de produtos reciclados.