Por Carmen Peixoto*

O sonho de todos é trabalhar, ganhar seu salário e obter sucesso na vida profissional. Para que isso ocorra, é preciso investir em si próprio, tanto no conhecimento, quanto no compromisso de atuar com excelência no desempenho de suas atividades.

Primeiros cuidados 

Para ingressar numa empresa, o candidato terá que se submeter a uma ou mais entrevistas e, para tanto, é preciso preparar-se para essa ocasião. Pesquise o máximo sobre a empresa na qual pretende ingressar, tanto pela internet, como através de pessoas que ali trabalham. Se houver um código de conduta, leia atentamente e procure observá-lo na ocasião. Chegue cedo, a pontualidade conta pontos a favor

Trajes inadequados para esta ocasião

Os trajes considerados impróprios para o trabalho são calça desbotada, camisa manchada ou suja. Para a mulher, nem minissaias, calças justas demais ou decotes exagerados. Vista-se de acordo com a natureza da função que pretende ocupar, observando todos os hábitos de higiene e evite trajes com cores fortes demais ou estamparias graúdas, porque “abafam” a imagem do candidato.

Frente à frente com o entrevistador

A entrevista não deve ser encarada como uma tortura, mas sim como oportunidade. Ao entrar na sala do entrevistador, deixe que ele indique o lugar onde vai sentar. Coloque pastas e bolsas na cadeira ao lado e fique com as mãos livres para gesticular. Evite tiques nervosos. Mesmo que esteja ansioso, procure aparentar tranquilidade. Evite intimidade com seu entrevistador. Jamais chamá-lo de meu bem, querido …

O que fazer e o que não fazer

Ouça com atenção e pense antes de responder. O diálogo deve ser objetivo, ágil e aparentemente tranquilo. Responda o que lhe é perguntado e não derive para outros assuntos. Nunca interrompa a quem lhe fala. Evite falar de doenças sua ou de parentes. Diga o que sabe fazer sem modéstia, mas não conte vantagens. Seja sincero e transparente. Evite ser vago nas respostas como : ouvi dizer que essa empresa paga bem aos funcionários. Seja afirmativo e diga que vai procurar aprender e tem desejo de crescer como profissional. Atender celular, nem pensar!!! Desligue antes da entrevista. Felicidades e não esqueça que o sorriso torna as pessoas mais leves e cordiais.

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social