“Pulmões do mundo”. Desde crianças, nos acostumamos a escutar essa expressão quando o assunto são as árvores. Responsáveis por captar o gás carbônico (CO2) da atmosfera, as plantas contribuem para amenizar a sensação de calor e contribuem para a manutenção da temperatura global. Por sua importância, nesta sexta-feira (21), é comemorado o Dia da Árvore.

Nossa árvore de cada dia

No Recife, são cerca de 250 mil árvores espalhadas pela cidade, de acordo com a Prefeitura da cidade. Para marcar a data, o órgão deu início ao plantio de 415 mudas de árvores na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da capital pernambucana. A iniciativa vai beneficiar o canteiro central ao longo de toda a extensão da via, considerado um dos logradouros mais áridos.

Além disso, o Recife possui 54 espécimes tombados, isto é, possuem preservação por sua localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes. Entre elas estão gameleiras, mangueiras e baobás. Esta última espécie ganhou inclusive um jardim, na Zona Norte da capital pernambucana, e que vale muito a visita.

O RioMar também se destaca. São 40 mil metros quadrados de área verde, além de possuir uma vasta coleção de Palmeiras ex situ (de diversos países do mundo) em seu entorno. Por sua beleza, é destino de quem procura atividades de lazer ao ar livre e que rende ótimas fotografias.

E tudo isso depende de nós. Plantar uma árvore, por exemplo, já é um começo de uma atitude, hoje, por um amanhã mais sustentável.

Grupo JCPM lança manifesto pela sustentabilidade