Empreendedorismo, desenvolvimento profissional, sonho de fazer intercâmbio são temas que rodeiam, sobretudo, o universo jovem. Para marcar o Dia Internacional da Juventude, celebrado neste mês de agosto, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social realiza o Conexão Juventude, no Teatro RioMar, no próximo dia 24. Todas essas temáticas serão debatidas a partir do olhar de palestrantes jovens que, de alguma forma, protagonizam tais realizações em suas vidas. A expectativa é reunir cerca de 600 jovens para comemorar a data. As inscrições estão abertas no IJCPM.

Podem participar jovens moradores do Pina e de Brasília Teimosa, matriculados ou egressos do ensino público. O evento é gratuito, mas só terá acesso quem se inscrever. Entre os palestrantes, está o empresário Diego Castro. Formado em administração, é co-fundador da PremiaPão, franquia que hoje soma 350 unidades e é classificada como uma das que mais crescem no Brasil. A PremiaPão é uma empresa de publicidade em sacos de pão. Outro palestrante convidado é o youtuber pernambucano Wallace Rocha. Com 18 anos, ele tem um canal com dicas para aqueles que querem fazer intercâmbio através de programas públicos ou de instituições que financiem esse tipo de investimento.

O evento também terá como convidado Lucas Kylder, um ex-aluno do IJCPM do Recife e que hoje é desenvolvedor de ETL e Business da DBC Company. Atuou no RioMar Recife, depois foi convidado pela Accenture e deixou o bairro de Brasília Teimosa e o Estado para morar no Rio Grande do Sul. É exemplo de um jovem que apostou no seu potencial, estudou e vem crescendo profissionalmente.

Jout Jout

A tarde terá também um bate-papo descontraído com a youtuber Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout. Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, ela trata do universo jovem com muito senso de humor. Fala das inseguranças, família, relacionamentos. Já escreveu um livro cujo título é Tá todo mundo mal (Companhia das Letras) e alavancou consideravelmente o número de seguidores a partir da temática de empoderamento feminino.

O Instituto

Ao longo de dez anos de atuação, o IJCPM já atendeu cerca de 30 mil pessoas e auxiliou a inserir no mercado de trabalho quase cinco mil jovens de comunidades próximas aos empreendimentos do Grupo JCPM. Atende prioritariamente jovens entre 16 e 24 anos com iniciativas como pré-universitário.