Berços de manifestações da cultura popular do Recife, as comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da cidade, têm muito em comum: uma diversidade de grupos que trabalham para espalhar arte e resistência. E é com o intuito de valorizar e incentivar quem movimenta o cenário artístico local, que o Festival ReConhecer, idealizado por produtores das duas localidades, ganha a sua primeira edição na Praça de São Pedro. O evento será, neste sábado (1º de setembro), e vai unir as linguagens de teatro, dança e música, em dois palcos, com apresentações de 15 grupos. A expectativa de público é mais de três mil pessoas.

Na programação está o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa no ano de 1980. Com um portfólio composto por espetáculos de danças populares, o grupo realiza o trabalho de formação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades. O público poderá conferir a apresentação do Maracatu Estrela do Mar, com repertório de canções cantadas por pescadores no ritmo de baque virado, o Maracatu Nação Erê, formado pela garotada, a Orquestra de Frevo do Rubinho e a Cia de Danças Angelita Karollaine, que atua há mais de 20 anos resgatando atividades relacionadas às danças folclóricas.

As apresentações são gratuitas e acontecem simultaneamente em dois palcos, no Maré e no Praia, a partir das 17h. Passa pelo palco Maré, Banda Flora, o grupo teatral Achyles Coqueijo, Panthers e Hunthers. No outro, Richard Thompson, a cantora e compositora Dani Buckman, o rapper O2 MC, que lançou em 2017 o projeto Nunca Desista com 12 faixas e participação de artistas locais e regionais, MC D2, Denilson Vieira.

A ideia de montar o evento surgiu durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e ministrado pela Proa Cultural. “Após vários exercícios de imersão, debates e análise da cultural local, o grupo participante dessa turma, que é bem heterogêneo e formado por atores, dançarinos, publicitários, cantores e designers, chegou até o formato do projeto. Depois disso, foi realizada a etapa de seleção das atrações, onde tivemos mais de 25 inscritos”, explicou o coordenador geral Stone Silva.