Por Jussara de Paula*

No meio da tarde, em reuniões, pela manhã ou em qualquer hora o brasileiro adora tomar um café. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria do Café – ABIC , mais de 80% desta bebida é consumida nos lares do país.

Alimentação sustentável: conhecendo e consumindo novos sabores

Se você faz parte deste percentual e consome diariamente esta iguaria pode estar se perguntando se existe alguma solução para a borra que sobra. Considerando que o pó é biodegradável, podemos utilizar em diversos locais sem precisar descartá-lo no meio ambiente. Assim, selecionamos excelentes aplicações que podem ajudar você no dia a dia:

» Repelente natural: diante de tantas oscilações do clima, pode ser comum as plantas enfraquecerem, acabando com a saúde delas, provocando a infestação de pragas, entre elas, lesmas e formigas. Para tratá-las de maneira natural e assim protegê-las, experimente colocar na terra o pó no solo, ao redor dos galhos. Além de fortalecê-las, você evita a utilização de  produtos químicos e não polui o solo.

» Desodorizador de ambientes: o pó de café tem o poder de absorver odores em locais fechados, a exemplo de carro e da geladeira. Para isso, basta colocar em um pote fechado com furos na tampa ou em um recipiente aberto, respectivamente. Desta forma evitamos utilizar produtos industrializados, que usam em grande quantidade derivados de petróleo e compostos aromáticos artificiais.

» Esfoliante natural: com a pele limpa, basta utilizar o pó no corpo e no rosto, massageando suavemente. Rica em antioxidantes proporciona uma pele renovada e hidratada, além de melhorar a celulite. Para potencializar a ação, podem-se utilizar óleos essenciais ou de origem vegetal de boa procedência.

» Utilize na compostagem: colocar a borra de café na compostagem proporciona cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que também evitam o mau cheiro.

» Acabe com odores: alho, cebola e coentro são alguns ingredientes que têm um aroma delicioso na cozinha, mas são desagradáveis quando ficam impregnados nas mãos. Livre-se deles esfregando um punhado de borra de café nas mãos e depois enxágue com água morna.

» Enfeitar vasos: para evitar a dengue, utilize os grãos no prato que fica logo abaixo do vaso de plantas. Além de impedir que a água se acumule ali, serve como adereço interessante e ainda espalham um ótimo aroma.

» Tire “aquele cheirinho” do sapato: o chulé aborrece todo mundo, e com a borra de café você pode resolver este problema depois de um dia de uso contínuo do calçado. E pode ser fácil e rápido. Para isso, coloque em uma meia que você não utiliza e deixe de um dia para o outro.

O que você achou destas dicas? Já usou algumas delas? Conta pra gente.

Praticar para começar: como manter sua geladeira sustentável

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.