Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

O calor promete ser forte no verão deste ano. Para manter a casa fresca, com charme, e ainda economizar energia, nada melhor que um bom ventilador. A decoradora Cecilia Dale, que tem loja no RioMar no Piso L2, deu dicas importantes para usar o ventilador de forma eficiente!

Para que serve o modo exaustor

À noite, quando estiver fresco lá fora, mas o quarto continuar abafado, abra todas as janelas e portas e ligue o ventilador de teto no modo exaustor (sentido anti-horário) por pelo menos uma meia hora. O ar quente, que está próximo do teto, vai se deslocar pelas paredes e sair pelas janelas, enquanto o ar frio entra perto do chão e sobe. Depois do quarto refrescado, pode voltar a usar na posição normal de ventilação. O ventilador de teto dá uma sensação térmica de 3 graus a menos que a do ambiente.

Melhor amigo do ar condicionado 

Se você tiver ar condicionado, use em combinação com o ventilador para economizar energia. Refresque primeiro o quarto com o condicionador de ar no início da noite. Depois, desligue e use apenas o ventilador de teto para circular esse ar fresco, sem ressecar o ambiente ou gelar demais. Ou ainda, faça como Gisele Bundchen ensinou no seu blog sustentável: use o ventilador junto com o ar condicionado, para ajudar a espalhar o ar frio – que tende a descer e ficar próximo do chão. Com essa maior circulação, é possível ligar o ar-condicionado em 23 graus, em vez de 17 graus, por exemplo, forçando menos o motor. Segundo estudos, isso pode economizar até 33% de energia, ou cerca de 92 kWh por mês. Se metade dos condicionadores de ar do tipo split vendidos no Brasil fossem usados junto com ventiladores, a energia economizada em 8 horas diárias de operação poderia suprir quase um milhão de residências. Incrível, não é?

Conforto até ao ar livre

Um ventilador bem posicionado na varanda ajuda não só com o calor, mas também mantém pernilongos e moscas à distância!

Silêncio e paz

Quando aparelho está barulhento, pode ser um problema mecânico (como o ronco do motor de má qualidade), de instalação (quando está desequilibrado e fica batendo no teto), ou mesmo a força do vento.

Altura certa do chão ao teto

Para funcionar bem, os ventiladores tem que ser instalados com as pás na altura máxima de 2,40 m do piso. Assim, o vento consegue ser sentido por quem está lá embaixo. Se o pé direito for maior que 2,75 m, é preciso usar um tubo extensor para deixá-lo na altura certa.

Fonte: Blog Cecilia Dale

Deixe seu comentário