É exatamente do Sertão do Pajeú, onde a água é um produto raro, que vêm os três vencedores da categoria Desenho da 4ª edição do concurso cultural “Água: Juntos, vamos preservar”, uma parceria do RioMar Recife com a Secretaria Estadual de Educação e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Do povoado de Lagoa da Cruz, em Quixaba, saiu o primeiro lugar. Lá, água só chega através de caminhão-pipa e cisterna. “Com o meu desenho, quis mostrar o dia a dia das pessoas que não usam a água de forma correta, incentivando a conscientização”, explicou a pequena Maria Eduarda Pereira de Melo, do 5º ano do ensino fundamental.

A professora de Maria Eduarda, Adriana Medeiros dos Santos, falou sobre a dinâmica do projeto. “Vivemos num lugar onde a água é escassa. Quando não chove, muitas pessoas usam latas na cabeça para buscar água nas cisternas. Essa é a realidade de muita gente. Nós abraçamos essa causa porque é um problema dentro da comunidade e isso já faz parte da vida deles”, destacou a educadora que, além do trabalho de Eduarda, orientou o trabalho do 3º lugar da mesma categoria.

MÚSICA Coral do Movimento Pró-Criança abriu a premiação.

Nesta terça-feira (5), quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram anunciados os vencedores das três categorias do concurso (projeto, desenho e vídeo), em evento realizado no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura. O concurso cultural tem como objetivo estimular reflexões, pesquisa e boas ideias sobre o uso sustentável e racional da água.

Ao todo, 66 escolas pernambucanas participaram, contribuindo com 144 trabalhos inscritos, sendo 40 projetos, 33 desenhos e 71 vídeos. Os trabalhos vencedores estão expostos na Praça de Eventos 1, Piso L1, do RioMar, até o dia 12 de junho.

Em 2015, a adolescente Heloyse Lais Dias da Silva foi a vencedora do Concurso Água (3º lugar) , na categoria Desenho, e ganhou uma câmera. Este ano, o presente foi usado para gravar as cenas do seu filme Recife – Veneza Brasileira: Vamos Cuidar dos Rios, da Nossa Água, que nesta edição levou o 2º lugar da categoria Vídeo. Heloyse contou com a ajuda da irmã para gravar as cenas e descobriu um Recife que nunca tinha visto. “É muito interessante descobrir a importância dos nossos rios para a cidade”, destacou.

Já o trio formado pelos alunos Breno Gabriel da Costa Sotero, Claudio Brito de Lima e Vitória Eduarda Maria da Silva levou o 1º lugar da categoria Projeto estudando a influência da mata Atlântica para o abastecimento. Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Dehon, no Recife, eles escolheram o Açude do Prata, localizado no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte, como objeto de estudo. “O açude tem 24 metros de profundidade e poderia abastecer mais bairros. Além disso, o lugar é lindo. Deveria ser mais conhecido”, afirmou Breno Gabriel.

“Com esse concurso, passamos a construir uma consciência mais crítica com relação ao consumo de um recurso tão escasso e que deveria ser melhor aproveitado. Esses alunos, através do talento que têm, nos fazem repensar como esse recurso é importante para o futuro da humanidade”, destacou a diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, destacou o olhar dos alunos para um tema tão importante: “A geração de vocês será melhor que a minha. Só aprendi a importância da água, de fato, a partir de 2007, quando assumi a Compesa. Temos que ter consciência, exigir a participação do poder público e fazer a nossa parte”, afirmou.

O secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, elogiou o trabalho realizado pelo Instituto JCPM nas escolas de Brasília Teimosa, na Zona Sul, e a exposição no Piso L1 . “Além da oportunidade de mostrar o quanto esses alunos são talentosos, reforçamos para o grande público o valor do tema”, disse.

Os vencedores 

CATEGORIA PROJETO

1º LUGAR – Escola Estadual Padre Dehon/Recife/Recife Sul

Alunos do 2º ano do ensino médio
Breno Gabriel da Costa Sotero

Claudio Brito de Lima
Vitória Eduarda Maria da Silva

Professor orientador
Flávio Roberto Alves Coelho

Projeto
A Influência da Mata Atlântica na Manutenção da Qualidade dos Corpos D’Água Utilizados no Abastecimento Público

2º LUGAR – Escola de Aplicação do Recife/Recife/Recife Sul

Alunos do 2º ano do ensino médio
Júlia Barbagelata Cabral
Raquel Ferreira Brasil
Gabriel Villaça de Azevedo Neukranz

Professor: Guilherme Coimbra Santos

Projeto
Água e a Indústria Têxtil

3º LUGAR – Escola Estadual Aníbal Cardoso/Ipojuca/Metro Sul

Alunos do 2º ano do ensino médio
Maria Gabriela da Silva Vicente
Maria Heloísa de Miranda Faustino
Maycon Douglas da Silva Ferreira

Professor orientador
Nívia Tamires de Souza Cruz

Projeto
De Gota a Gota

CATEGORIA DESENHO

1º LUGAR – Escola Estadual Tomé Francisco da Silva/Quixaba/Sertão do Alto Pajeú

Aluna do 5º ano do ensino fundamental
Maria Eduarda Pereira de Melo

Professora orientadora
Adriana Medeiros dos Santos

Projeto
Estamos Aguardando a Sua Responsabilidade Com a Água

2º LUGAR – Escola Estadual Tomé Francisco da Silva/Quixaba/Sertão do Alto Pajeú

Aluna do 5º ano do ensino fundamental
Brígida de Andrade Rêgo

Professora orientadora
Mônica Lima Fernandes Ferreira

Projeto
Faça Uso Consciente da Água

3º LUGAR – Escola Estadual Tomé Francisco da Silva/Quixaba/Sertão do Alto Pajeú

Aluna do 5º ano do ensino fundamental
Maria Eduarda Ferreira de Andrade

Professora orientadora
Adriana Medeiros dos Santos

Projeto
Água é a Fonte de Vida: Use-a de Forma Consciente

CATEGORIA VÍDEO

1º LUGAR – Escola Estadual Tomé Francisco da Silva/Quixaba/Sertão do Alto Pajeú

Alunos do 9º ano do ensino fundamental
Ana Carolina de Melo Freitas Nunes
Ana Cecília de Medeiros Silva
José Ayron Marçal Medeiros de Souza

Professora orientadora
Edinete Cipriano Pereira

Projeto
Água Tratada : É Preciso Conhecer Melhor Para Valorizar

2º LUGAR – Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva/Recife/Recife Sul

Aluna do 9º ano do ensino fundamental
Heloyse Lais Diai da Silva

Professora orientadora
Edinete Cipriano Pereira

Projeto
Recife – Veneza Brasileira: Vamos Cuidar dos Rios, da Nossa Água

3º LUGAR – Escola Estadual Maciel Pinheiro/Recife/Recife Sul

Alunos do 9º ano do ensino fundamental
Gabrielly Guilherme Azevedo
Francielle Maria de Lima
Francyelle Azevedo dos Santos

Professora orientadora
Ana Lúcia de Azevedo

Projeto
Consumo Inteligente de Água na Escola

Exposição na Praça de Eventos 1

Além de ter acesso aos trabalhos vencedores no Concurso da Água,  na Praça de Eventos 1, os clientes podem conferir uma intervenção assinada pela artista visual Joana Lira e um painel interativo, até o dia 12 de junho.

Para responder à pergunta “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, foi montado um painel interativo. A ideia é que o público perceba de que forma as ações de cada um interferem no meio ambiente. O painel simula uma paisagem que muda quando alguém passa por ela, transformando o local.

Inspirada nas formas da natureza, a artista pernambucana Joana Lira desenvolveu o painel  Natureza é Luz, todo trabalhado com material reciclável feito a partir de tramas de garrafas PET. O material usado foi todo recolhido pela cooperativa Pro-Recife, formada por catadores da Comunidade Caranguejo Tabaiares, parceira do RioMar desde 2012. A empresa Edson Lira Iluminação e Cenografia, especializada em cenografia sustentável a partir da reutilização de resídios sólidos, foi responsável pela montagem.