Inspiração, empreendedorismo, disciplina e foco foram alguns dos pontos que marcaram o Conexão Juventude, na tarde desta sexta-feira (24), no Teatro RioMar. O evento gratuito, dedicado ao mês da juventude, foi realizado pelo Instituto JCPM em parceria com o RioMar e apresentou um ciclo de palestras sobre os desafios da inserção no mercado de trabalho. Na plateia, aproximadamente, 600 jovens moradores do Pina, Brasília Teimosa e de instituições sociais parceiras do IJCPM.

“A juventude vem se perdendo em seu significado e este evento é uma forma de vermos novamente como é ser jovem, diante de uma vida precoce”, comentou Maria Luana, estudante do Instituto JCPM.

Assim como ela, Alice Karla dividiu suas expectativas em relação ao Conexão Juventude:  “Eu acredito que tudo que vai ser passado aqui é muito importante pra gente se achar. A palestra que eu mais quero ver é a de Lucas. Porque nós frequentávamos a mesma igreja e quero saber o que ele tem para falar que pode ser acrescentado na minha vida”.

Lucas Kylder foi ex-aluno do Instituto JCPM e hoje é desenvolvedor de ETL e Business da DBC Company e dividiu com os jovens sua principal dica: “O mais importante é a disciplina. Mesmo que você esteja passando por um momento bom ou ruim você precisa continuar disciplinado e focado”, comenta.

Ao lado de Lucas, estava o empresário Diego Castro, co-fundador da PremiaPão franquia que hoje soma 350 unidades e é considerada uma das mais crescentes do Brasil. Antes do sucesso, ele mostrou para os jovens a importância de persistir, aprender com os erros e recomeçar. “Eu tive muitas tentativas. Primeiro tentei trabalhar com crédito consignado e não deu certo. Depois pensei em investir em picolé gourmet com um amigo e não chegamos nem a vender. Em seguida, fui tentar trabalha com placa de mídia, mas já tinha outra empresa com um projeto similar em licitação e eu acabei nem tirando este do papel. Por fim,  surgiu a ideia de vender publicidade no saco de pão”.

Além de dividir sua experiência, Diego também aproveitou para dar três dicas para os jovens que querem ser empreendedores. “Primeiro: ter propósito para amar o processo que você faz. Até porque ele também vai ter etapas ruins. Segundo: Constância, para fazer aquilo todo dia, e congruência, para não sair do foco. Terceiro: atualização porque hoje o mundo muda muito rápido.

Também participando do ciclo de debates estava o youtuber pernambucano Wallace Rocha que começou seu canal durante um intercâmbio. “Quando eu comecei eu achei que só a minha mãe e os meus amigos iriam assistir, mas aí as pessoas foram gostando e pedindo para eu continuar”, afirma. O jovem começou compartilhando um ciclo de sua vida e depois passou a dar dicas do dia a dia do intercâmbio e informações de empresas que financiam esse tipo de investimento.

O youtuber também aproveitou para dar dicas preciosas para os jovens que querem investir nessa profissão que está cada vez mais forte. “O importante é fazer algo que goste, tenha conhecimento e que você se divirta. Não pode ser fake, tem que seguir a sua identidade. Além disso, o conteúdo produzido precisa se conectar com o seu público”, explica.

Por fim quem encerrou a noite foi a youtuber Jout Jout, conhecida por tratar de temas como empoderamento feminino, aceitação do próprio corpo, política e outros assuntos.