Ciclos perfeitos constituem as práticas sustentáveis. Exemplo: os restos orgânicos (cascas de banana ou talos de vegetais) vindos das hortaliças são depositados em minhocários e se transformam em adubo que, por sua vez, retorna para as hortas onde tudo começou. A Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado, povoado de Ribeirópolis, em Sergipe, desenvolve ações de investimento social, promovendo à população local saúde, educação, cultura, lazer, formação profissional, geração de renda, acolhida à idosos e inclusão digital, além de adotar várias práticas sustentáveis.

Para conhecer um pouco mais sobre as ações sustentáveis desenvolvidas por lá, conversamos com a analista ambiental do lugar, Lícia Mendes, formada em engenharia agrônoma e com mestrado em agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ela explicou que o local abriga uma escola voltada para crianças de 7 a 14 anos, o Centro de Estudo Básico Auxiliadora Paes Mendonça, e um lar para idosos, o Lar Dona Conceição. Ambos os lugares participam ativamente para a preservação do meio ambiente. “Nossa região tem pouca mata e, por isso, desenvolvemos um trabalho de sistema agroflorestal com as crianças. Elas confeccionam mudas de jambeiros, jaqueiras e mangueiras, por exemplo, que serão plantadas ao redor da fundação, e, no futuro, teremos uma área mais verde”, detalhou Lícia.

Além disso, o lugar abriga hortaliças, viveiros e plantações orgânicas. Todos os processos são interdependentes e incentivam, inclusive, os pequenos produtores. “Inicialmente, os agricultores locais ficavam desconfiados com os métodos naturais de controle de praga, por exemplo. Mas mostramos na prática que funcionam e que não é preciso o uso de agrotóxicos”, explica a analista ambiental. A produção agrícola é comprada pela fundação e vai parar na merenda da escola, assim como na mesa dos idosos.

Lícia também esteve presente no evento Conexão Sustentável, realizado na noite dessa terça-feira (27), no Teatro RioMar, para debater questões como economia sustentável, futurismo e ecossistema. Ao final das apresentações, o Grupo JCPM lançou o Manifesto da Sutentabilidade.

Grupo JCPM lança manifesto pela sustentabilidade