Você sabia que as suas cápsulas de café Nespresso podem ser recicladas? É só entregar no ponto de coleta localizado na boutique da marca, recém-inaugurada no piso térreo do RioMar Recife. O material é transferido para o Centro de Reciclagem que fica em Barueri (SP). Lá, as cápsulas são separadas mecanicamente, sem água. Depois, o material é destinado para duas empresas: Suzaquim (Suzano, SP), que transforma o alumínio em outras aplicações, e Visafértil (Mogi Mirim, SP), que composta o pó de café para transformá-lo em adubo orgânico. Na boutique, o cliente recebe um saquinho para armazenar as cápsulas até a entrega.

Nespresso chega ao Nordeste com boutique no RioMar Recife

Por que as cápsulas da Nespresso são de alumínio?

O alumínio é um material padrão usado na indústria alimentícia para embalar ou proteger alimentos, pois oferece uma barreira impermeável ao oxigênio, à luz e ao vapor de água. A Nespresso utiliza o alumínio nas suas cápsulas, pois é o melhor material encontrado para proteger a qualidade e a frescura dos cafés.

As cápsulas de alumínio hermeticamente seladas oferecem a melhor proteção contra fatores como oxigênio, luz e umidade que podem comprometer a frescura, o sabor e a qualidade. Autoridades de segurança alimentar em todo o mundo aprovam o alumínio como seguro para uso como embalagem de alimentos. De qualquer maneira, o café dentro de uma cápsula Nespresso é separado do alumínio por uma camada transparente de revestimento de grau alimentício.

O revestimento é feito de polímeros termoplásticos, materiais que estão em conformidade com os requisitos regulamentares internacionalmente reconhecidos para materiais de contato com alimentos. Como parte do Sistema de Gestão da Qualidade, a Nespresso envia seus produtos, embalagens e processos para um monitoramento rigoroso em uma base regular para garantir a conformidade com todos os padrões. Os resultados desses testes mostram que o café não tem contato direto com o alumínio na embalagem e não mostra evidência de qualquer migração de alumínio para o café na xícara durante a extração.