Na reta final dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), jovens do Pina e de Brasília Teimosa terão um grande reforço com o aulão preparado pelo Instituto JCPM de Compromisso Social em parceria com o RioMar Recife. Marcado para o próximo dia 24, a partir das 14h, no Teatro RioMar, vai beneficiar cerca de 600 jovens que passarão a tarde revisando conteúdos importantes para a prova que define vagas nas universidades do País. Puderam se inscrever para o aulão jovens moradores do Pina e de Brasília Teimosa, com idades entre 16 e 30 anos, estudantes ou egressos do terceiro ano do Ensino Médio da escola pública e atendidos por instituto sociais parceiros do IJCPM.

Serão abordadas temáticas relacionadas a linguagem e redação, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Para deixar a tarde ainda mais leve, também terá apresentação musical de grupos de jovens das próprias comunidades, além de sorteios de brindes entre os presentes. Mais informações estão nas redes sociais do IJCPM (Facebook) ou através do telefone (81) 3878 0001.

Pré-universitário

Ao longo do ano, o IJCPM oferece gratuitamente um pré-universitário que é todo customizado para atender as necessidades de aprendizado encontradas entre os jovens matriculados. Com aulas iniciadas em março e que ocorrem no turno da noite, beneficiou este ano 68 jovens. No último Enem somou cerca de 30% de aprovação. Desde a criação, em 2012, cerca de 550 estudantes tiveram acesso a esse reforço diário para o exame.

Para montar o pré-universitário, o IJCPM se juntou aos professores do Direto ao Ponto e preparou um programa de ensino próprio que inclui portal e atividades complementares fora do horário das aulas. Entre as iniciativas, está o Projeto Tartarugas, em que alunos que já estão nas universidades e que passaram pelo mesmo programa auxiliam os que ainda farão a prova. Com formação de grupos menores dentro da própria sala de aula, há um estímulo a mais para o aprendizado.