Home office: faça uma pausa consciente através da meditação
Foto: Gettyimages

Home office: faça uma pausa consciente através da meditação

Inês Calado
Do RioMar Recife

Resolvi fazer este texto em primeira pessoa porque foi a partir de uma experiência pessoal que o assunto surgiu na pauta. Então por que não contar como tudo começou? Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), eu sou apenas mais uma dos mais de 7 milhões de brasileiros que estão trabalhando em home office devido à pandemia da Covid-19. Pois bem, um dia desses, bateu um desânimo. Voltar tudo de novo? Pensei. Compartilhando esse sentimento com um colega de trabalho, ele sugeriu: para um pouquinho, respira, toma um café e volta. Foi o que resolvi fazer. Mas a minha parada foi além. Resolvi dar uma olhada no meu aplicativo de meditação. Grata foi a surpresa ao descobrir que ele trazia a série “Uma pausa consciente no home office”.

Uso para meditar o aplicativo Meditopia. Prática, aliás, que surgiu durante a quarentena de 2020. Como não entendo muito do assunto, gosto do app porque é uma meditação guiada baseada no seu sentimento do dia. O Meditopia foca, sobretudo, na respiração. É através dos exercícios de respiração profunda que conseguimos nos desconectar do mundo (e de toda essa loucura que estamos vivendo hoje), nos conectando conosco.

Mas deixa voltar para o home office…

Autoconhecimento: confira 5 dicas de apps de meditação

Logo no início, a série explica como podemos ter uma rotina consciente para trabalhar de casa, guiada por Rosa Frazão, instrutora de meditação. Ela fala sobre a importância de fazermos pequenas pausas no nosso dia de trabalho, mesmo ou principalmente quando estamos trabalhando em casa. Ela propõe, então, um desafio de cinco dias com meditações curtinhas. O objetivo é criar pequenas pausas pra gente se recuperar, algo que não precisa interromper o trabalho por muito tempo. Rosa propõe dar essa pausa quando a gente sente que a produtividade caiu e não conseguimos mais manter o foco no que estamos fazendo.

“Você sentiu o limite entre sua vida profisional e pessoal ficando mais tênues? Você percebeu um desequilíbrio entre o foco no trabalho e o foco em você, sua família e seus amigos?”

Ela também passa algumas tarefas. Uma delas é fazer uma breve desintoxicação de telas. No fim de um dia de trabalho, a gente precisa desligar o computador, deixar o smartphone de lado (pense numa tarefa difícil pra mim…) e não ligar a TV logo em seguida. Reservar pelo menos meia hora para ficar longe de qualquer tipo de tela. Procurar fazer atividades que não envolvam computador, celular ou televisão.

Vou dar um pequeno spoiler das meditações ao longo dos cinco dias:

  1. Consciência do momento presente
  2. Perceba sua respiração
  3. Sinta seu corpo
  4. Trate-se com compaixão
  5. Lembre-se de agradecer

Ah, você deve estar se perguntando se este aplicativo é gratuito. Sim, é. Existe um pacote extra para quem deseja se aprofundar mais na meditação. Mas garanto, por experiência própria, que os tópicos da versão gratuita são excelentes. Se a gente seguir direitinho, percebe uma grande mudança no dia a dia. Para quem deseja se aprofundar, vale fazer a assinatura anual.

Por isso, do mesmo jeito que fui motivada por um amigo a parar um pouco, te motivo também a viver essa prática. Pode ser através da meditação ou, como ele sugeriu, simplesmente tomar um café ou uma xícara de chá. O importante é parar para, em seguida, recomeçar 😌.

Estressado em casa? 5 dicas para melhorar o humor

Deixe seu comentário