Ao invés da tradicional roupa vermelha de cetim, botas modelo Oxford, colete, botões banhados em ouro velho, bússola e relógios. Esses são os trajes do Papai Noel inventor que irá receber as crianças no Natal do RioMar Recife. Ao lado de sua ajudante Nina e muitos outros personagens, o Bom Velhinho irá fazer uma viagem a vapor no tempo e no espaço, levando os visitantes a conhecer as suas grandes invenções, bem antes do dia em que percorre os céus com seus presentes para os pequenos. O RioMar buscou inspiração no movimento inglês Steampunk, nascido no século 19, marcado por avanços científicos na era da tecnologia a vapor. Em um cenário cheio de invenções e fantasias, cada detalhe traz uma experiência mágica e lúdica.

Uma gigantesca nave foi construída e no meio dela montada a árvore de Natal, que recebeu uma espécie de “cinta” com janelas cenográficas como se fizesse parte da estrutura. As crianças podem explorar 360° essa nave, entrando por baixo e por cima, além de participarem nos arredores de atividades e brincadeiras.

Com o tema “As Maravilhosas Invenções do Noel”, a decoração foi assinada pela empresa paulista C+E. O figurino foi idealizado pelo Marketing do RioMar, inspirado principalmente no gênero Steampunk, baseado num universo de ficção científica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século 19.

No cenário, 20 atores profissionais vão ser responsáveis por conduzir as crianças – e adultos também! – neste mundo mágico. Além do Papai Noel e sua ajudante, estarão em cena como em um teatro personagens como o Guardião dos Segredos Mágicos, o Instrutor de Voo do Papai Noel e uma linda Elfo Voadora. Todos os profissionais foram contratados pela Associação de Produtores e Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe).

Já conhecido pelo público por investir em tecnologia em suas atrações, o RioMar traz uma brincadeira que promete encantar a todos. O “Simulador Virtual” é uma cadeira em que as crianças podem sentar e jogar um game que simula um voo de asa delta com dois joisticks. Com um óculos de realidade virtual, o desafio será “passar” por dentro da guirlanda, porém em um ambiente cheio de montanhas, árvores e casas. A entrada custa R$ 10 e podem participar crianças com altura a partir de 1,10 metros.

Ainda no espaço da árvore gigante, o público encontra mais três atrações: “Bicicleta compartilhada”, “Viagem mágica pela árvore” e “Balanço acessível”, com acesso para cadeirantes. No “Voo Mágico de Bike”, uma bicicleta pode ser compartilhada por até cinco pessoas ao mesmo tempo. À medida em que se pedala, as asas simulam um voo, abrindo e fechando. A brincadeira é colaborativa e gratuita, valorizando o trabalho em equipe.

Já a “Viagem mágica pela árvore” é um brinquedão com seis metros de altura, com acesso secreto, exclusivo para crianças. Elas vão subir e descer por um brinquedo feito de cordas. Ao chegar na área interna da nave central, os pequenos vão se deparar com bolas gigantes e um jogo virtual de kneckt. A entrada custa R$ 10. Podem entrar cinco crianças por vez e é permitido para meninos e meninas acima de 6 anos com altura entre 1m e 1,50m.

Ainda na Praça Principal há um Balanço acessível que também pode ser usado por crianças com deficiência física. Ali, os pequenos podem se balançar sem sair da cadeira de rodas.

Há pelo menos quatro anos, a escada localizada na entrada principal do RioMar é uma atração à parte. No Natal 2018, ela se transforma mais uma vez numa escada interativa. Ao subir e descer os degraus, as luzes se acendem pela energia gerada, com sonoplastia especial, como uma engrenagem. A cenografia imita bolas de energia, postes cenográficos e pórtico com relógio e engrenagens.

Os ingressos para as atrações pagas – “Viagem mágica pela árvore” e “Simulador Virtual” – podem ser adquiridos na bilheteria ou através  do Ingresso Rápido, com hora marcada.

O Trono do Papai Noel também está localizado na Praça Principal. Lá, as crianças serão recebidas pelo Bom Velhinho e sua ajudante para entregarem suas cartinhas ou simplesmente fazerem os pedidos dos presentes.

Quem vai conduzir a brincadeira das “Maravilhosas Invenções do Noel”?

Guardião dos Segredos Mágicos
Ele é o responsável por guardar as plantas e desenhos das invenções do Papai Noel em um lugar secreto para que ninguém possa descobrir. Só ele tem a chave que abre a porta da árvore.

Instrutor de Voo do Papai Noel
Foi ele quem criou um simulador de voo de asas deltas, onde as crianças e adultos vão poder “voar” sem sair do chão”.

Elfo Voadora
Ela é uma mistura de fada com Elfo, que tem asas e adora voar bem alto. Criou a bicicleta voadora para que os humanos pudessem voar junto com ela nas aventuras pelas terras do Papai Noel. Mas é preciso a colaboração de todos para o invento funcionar!

Ajudantes de mecânico
São dois ajudantes do Papai Noel que pegam no pesado e são responsáveis pela construção das partes mecânicas dos inventos. Quando algo quebra na grande Nave eles são chamados para consertar. Ajudam as crianças a passarem pela passagem mágica dentro da árvore.

Papai Noel e sua Filha Ajudante
Com um figurino fugindo do tradicional, ele é um grande inventor com vários tipos de óculos e relógios na sua roupa.

A ajudante do Noel é sua filha, que também tem vários adereços que sugerem que ela trabalha junto com ele criando as invenções.  Ela segue os passos do pai na carreira como cientista e pela primeira vez aparece em um Natal.

Sr. Vinci
É um jovem cientista e criador de invenções malucas, mas nem sempre bem-sucedidas. Divertido e atrapalhado, ele fica na saída do brinquedão responsável pela viagem dentro da árvore. Também foi o responsável pela criação do balanço mágico para cadeirantes, que ajuda as crianças com deficiência a se divertirem no cenário.

Juliette
Trabalha dentro da nave, cercada de bolas gigantes e jogos digitais para as crianças que descem dentro da nave. Ela é um pouco atrapalhada e adora cantar enquanto trabalha, mas às vezes  se perde no meio das bolas e as crianças precisam resgatá-la.

Mrs. Walton
Ela adora criar obstáculos e túneis divertidos para crianças e, por isso, conduz os pequenos pelas escadas até a subida do “brinquedão” que leva para dentro da árvore. Tem muitos objetos que ela mesmo criou, como relógios, bússolas e vários óculos para ver coisas de diferentes formas.

Decoração do mall

Complementando a decoração de Natal, cascatas em lead com 14 conjuntos de móbiles, cada um com três bolas gigantes e cascatas com mais de 10 metros de altura cada, além de dois móbiles animatrônicos de ursos em naves voadoras no Piso L3 que giram em torno do próprio eixo. Sete árvores de 2,5m de altura estão espalhadas pelo mall e um presépio montado no Piso L4.

Natal Musical

A programação musical idealizada pelo RioMar para os meses de novembro e dezembro tem apresentações de ballet, ópera, corais e orquestras. Começa nesta quinta-feira (8) e segue até o dia 24 de dezembro, sempre no Piso L3.

Vários sons no Natal Musical do RioMar

A abertura do Natal musical será com um grande show do conhecido cantor e compositor Guilherme Arantes, com acesso gratuito, nesta sexta-feira (9), às 20h, na Praça de Alimentação, no Piso L3.