Você conhece as cinco linguagens do amor?

Você conhece as cinco linguagens do amor?

Sabia que escolher um presente ou dedicar o seu tempo a quem você ama são maneiras de demonstrar afeto e, consequentemente, estão entre as linguagens do amor? Para iniciar, é importante ressaltar que a linguagem é inerente aos seres humanos e tem a ver como tudo que é produzido, desenvolvido e compreendido pelas pessoas, como a dança e música. Já a língua é um conjunto de elementos – como sons e gestos – que possibilitam a comunicação. Para  Gary Chapman, autor do livro as cinco linguagens do amor, cada indivíduo nasce e desenvolve maneiras de identificar e receber amor, o que pode ser chamado de linguagem. Já as maneiras de expressar o sentimento é o que ele chama de dialetos.

Ficou curioso para descobrir a sua linguagem ou linguagens do amor – já que você pode ter mais de uma? Então vem conferir as características de cada uma das cinco para expressar o afeto de um jeito especial neste Dia dos Namorados:

Palavras de afirmação 

“Um gesto vale mais que mil palavras”? Nesta linguagem a afirmação pode ser considerada negativa. Frases como “Vai dar tudo certo”, “Você é muito boa nisso” “A surpresa estava linda” e tantas outras são formas de elogiar e expressar o amor por alguém. Para o autor, as palavras afirmativas, de apoio e motivação, são uma maneira de enaltecer e valorizar quem está ao seu lado.

Qualidade de tempo

Ao dedicar o seu tempo, um dos bens mais preciosos da atualidade, você também demonstra o seu amor e desejo de estar perto da pessoa amada. Conversar, passear, assistir a um filme juntos ou marcar um encontro estão entre os dialetos, ou seja, formas de expressar o afeto e carinho.

Presentes 

Nesta linguagem o que realmente importa é a intenção por trás do ato de presentear. Uma flor, uma pizza ou uma roupa são algumas maneiras de mostrar a importância e o significado que a pessoa tem em sua vida. Mesmo ausente, há maneiras de você fazer com que a pessoa sinta-se querida e lembrada.

Gestos de serviço 

Servir ao outro e mostrar o quanto você deseja vê-lo feliz e satisfeito: esses são os objetivos dos gestos de serviço. Dialetos como lavar a louça, ajudar o seu companheiro (a) ou consertar algo quebrado podem produzir um efeito positivo na pessoa que você ama!

Toque físico 

Beijos, abraços, carinho ou massagem representam a última linguagem do amor de Gary Chapman. Mais do que sentir, alguns indivíduos têm a necessidade expressar as emoções fisicamente. Neste período de isolamento, no entanto, alguns casais estão separados e talvez o toque físico não seja possível, mas escutar a voz, sentir o contato ainda que virtual, são alternativas para quem se identifica com essa linguagem.

Para falar de amor: 5 livros que inspiram no Dia dos Namorados

 

Deixe seu comentário