O que dizem seus olhos
Foto: GettyImages

O que dizem seus olhos

Por Carmen Peixoto

Os olhos falam, interagem e dão o tempo todo pistas de você. Sentimentos de entusiasmo, alegria, timidez ou de fragilidade ficam visíveis a cada mensagem que transmitem apenas pelos movimentos dos olhos e das sobrancelhas. Com uso das máscaras, o olhar adquiriu destaque e ficou fácil ler o que eles dizem. Hoje sorrimos mais com os olhos, demonstramos  afeto, amor, paixão, mas também incertezas, medo e raiva.

Eles possuem linguagem própria e emitem códigos que podem ser nocivos ou bons. Nossos olhos são incansáveis na busca de dados visuais e quando em meio às informações selecionadas conseguimos enxergar luz, mesmo onde há trevas, a vida fica mais prazerosa e estimulante!

Nas diversas situações pelas quais passamos somos mais observados pelo olhar do que pelas palavras. Tudo depende de como a gente enxerga as pessoas e de como elas nos vêem, com seu lado positivo ou negativo.

Como interagir

Em todo processo de comunicação que desenvolvemos, o nosso propósito é de interagir e obter um retorno positivo. Seguem então estas dicas: quando falar dirija seu olhar para o rosto da pessoa que está com você se detendo nos olhos, mas sem encarar; quando se sentir inseguro em vez de baixar as pálpebras olhe para sua frente; mostre atenção aos que lhes falam com os olhos abertos e dirigidos ao seu interlocutor; pergunte com o olhar arqueando também as sobrancelhas; olhares esquivos não são confiáveis; sorria com os olhos, eles ficam normalmente mais apertados e luminosos.

O que os olhos processam

Segundo informações a visão recolhe dados e conhecimentos e 75% de todos os conteúdos são processados e armazenados dentro do cérebro por estar mais perto do córtex visual – que é responsável por expressar emoções e sentimentos como, aversão, tristeza, interesse ou alegria.  Quando nossas pupilas dilatam elas transmitem emoções e aumentam o nível de atividade cerebral. Por exemplo: quando os olhares de dois apaixonados se encontram dizem um para o outro: amo você ou me beije.

Em 2021 expresse para si mesmo e para o mundo um olhar de paz e de esperança em melhores dias ❤.

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social.

 

 

 

 

Deixe seu comentário