Na plateia, Homem-Aranha, do Universo Marvel, sentado ao lado de Mr. White, de Breaking Bad. Perto deles, vários jovens com suas toalhas enroladas no pescoço. E todos prestando atenção ao palco. É que lá estavam o ator, dublador e youtuber brasileiro Wendel Bezerra, o quadrinista e ilustrador paraibano Paulo Moreira e o youtuber, criador do canal “All Blue”, no YouTube, Matheus Allblue, para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, promovido pelo RioMar Recife, no Teatro RioMar, nesse sábado (25).
O casal Matheus Casanova, de 23 anos, e Maira França, de 21, vieram acompanhados com o primo da moça, o jovem Davi Rafael, de 17. “Nós já éramos nerds antes de namorar. Depois que namoramos, o interesse só fez aumentar. A gente tá na maior expectativa pelo dia de hoje”, disse Maira. Matheus revela que é apaixonado por quadrinhos e que por isso está curioso com o que vai trazer Paulo Moreira, criador do livro Mar Menino. Já Davi explica que acompanha todos os eventos ligados ao universo geek. “Pretendo trabalhar na área. Em dublagem, especificamente. Então é uma oportunidade única assistir de perto alguém com a expertise de Wendel Bezerra”, afirma o garoto.
Diante deles, o primeiro painel, mediado por Mariana Souza e Rildon Oliver, composto por Matheus Allblue e Paulo Moreira. Os dois têm em comum, além do sotaque nordestino, a perseverança de acreditar nos sonhos. Allblue detalha: “Hoje publico três vídeos por dia. É dedicação e amor pelo que faço. Mas no começo minha produção se restringia a um vídeo por semana. Com cinco anos de muita entrega é que comecei a ter reconhecimento”, disse. Já Paulo contou que desde criança gostava de desenhar, e que na fase adulta trabalhou como ilustrador e até em estúdio de tatuagem. “Mas eram as tirinhas que eu fazia para mim e para os amigos que mexiam com a minha cabeça. É algo que eu faço com paixão e naturalidade. Quando se quer alguma coisa não se pode desistir”, sentenciou o artista que teve uma de suas tirinhas replicadas pelo ator Will Smith.
Em seguida, uma lenda viva entre os nerds raiz. Wendel Bezerra. O cara é simplesmente a voz de Goku, do desenho épico Dragon Ball Z, do calça quadrada Bob Esponja e Robert Pattinson, o vampiro de Crepúsculo, apenas para citar alguns. “O diferencial é saber interpretar. Não é apenas sincronizar a voz com o movimento das cenas. Faço teatro desde os quatro anos de idade e isso me ajudou muito. Ter experiência nos palcos é fundamental”, ensina Wendel.
Diante de um público encantado pela sua presença, Wendel não se fez de rogado e presenteou os fãs com várias falas dos personagens. Teve até Kamehameha. Todo mundo foi ao delírio, lógico. “Goku é o meu personagem favorito. É o que mais gosto de dublar”, revelou Wendel Bezerra.
Já para Bob Esponja, o dublador disse ser um dos mais difíceis de fazer. “Eu só aguento gravar uma hora como Bob Esponja. Se passar disso, prejudico a minha garganta e posso até ficar sem voz”, conta.
Para quem quer seguir a carreira, Wendel deu algumas dicas. “É preciso ter propósito. Pensar como se fosse dono do seu próprio negócio. Eu não cheguei onde estou de repente. Tenho 37 anos de dublagem. Antes de querer chegar num determinado status ou de ter fama, você tem que ser bom e pra ser bom, tem que construir essa jornada. Tem que treinar”, concluiu.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.