Vinhos que harmonizam com as receitas da Semana Santa

Vinhos que harmonizam com as receitas da Semana Santa

Peixe de coco, feijão de coco, quibebe, bacalhau. Na mesa tradicional da Semana Santa do pernambucano, não faltam esses pratos. Como a maioria das receitas leva coco, dendê, coentro e outros ingredientes de sabores acentuados, é preciso uma atenção especial na hora da escolha do vinho para harmonizar. O Viva RioMar conversou com o médico e enófilo Murilo Guimarães, que deu algumas dicas preciosas. Aqui, o importante é não deixar que o prato ofusque o vinho.

“Antes de tudo, é importante lembrar que harmonizar significa criar uma compatibilidade entre uma ou três coisas diferentes. Uma não pode abafar a outra. Ou seja, a comida não pode abafar o vinho, nem o vinho abafar a comida”, explica. É preciso, então, diz o médico, harmonizar por semelhança (ácido com ácido, por exemplo) ou por contraste, ácido com doce.

O peixe, como a grande maioria sabe, é classificamente servido com vinho branco. Mas no caso da receita do Peixe de coco, o molho é forte e gorduroso, devido ao leite de coco. “Por isso, o prato vai pedir um vinho mais encorpado. A sugestão é, então, um branco Chardonnay francês”, afirma Murilo. Mas, se você aprecia mais um vinho tinto, sem problema. Mas atenção à regra: nesse caso, será preciso um tinto mais leve. “Um Pinot Noir vai muito bem.”

Mas se a pedida do dia é um bacalhau, a escolha do vinho deve levar em conta o molho usado. A harmonização clássica para a tradicional receita do bacalhau português, pede vinhos tintos portugueses. Um tinto leve e jovem. Mas se a escolha for um vinho branco, opte por um mais encorpado. “O bacalhau será grelhado? Escolha um vinho branco encorpado. Com molho mais gorduroso? Um tinto”, indica o médico.

Neste calor da nossa região, uma boa escolha também é o rosé, que harmoniza muito bem com os pratos da Semana Santa.

E para finalizar, a sobremesa. O domingo é o dia da tradicional entrega dos ovos de chocolate, portanto, para harmonizar com o doce queridinho da época, um bom vinho do Porto ou até mesmo um espumante bem geladinho!

E, assim, desejamos uma Feliz Páscoa! Com saúde e bem saborosa.😉

Como harmonizar vinhos com peixes e frutos do mar

Deixe seu comentário