Qual é a origem do Queijo do Reino?

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Você sabia que o queijo do reino, tão comum em nossas mesas nesta época de fim de ano, é um produto genuinamente brasileiro?

A gente explica: durante o período em que os portugueses e holandeses estiveram por aqui, houve um intenso intercâmbio comercial. Um dos produtos que a nobreza portuguesa comprava da Holanda era um queijo do tipo Edam. Esse queijo era produzido no país europeu e vinha para o Brasil de navio.

Durante a longa viagem, o produto amadurecia e quando chegava por aqui tinha características completamente diferentes do Edam holandês. Rapidamente ficou conhecido em terras brasileiras como o queijo do reino de Portugal. Consumido pela nobreza, logo virou sinal de status para os brasileiros de maior poder aquisitivo que queriam parecer chiques como a corte.

Apenas em 1.850, começou a ser produzido em Minas Gerais quando dois técnicos holandeses foram chamados para reproduzir aquele queijo como vinha dos navios.

Por conta da nossa herança desses dois países, Pernambuco consome nada menos do que 80% da produção nacional do Queijo do Reino.

Na Perini, você encontra diversas opções de queijo do reino, em embalagens na tradicional latinha ou em porções menores.

Filé ao molho de Queijo do Reino pelo chef Rapha Vasconcellos no Ateliê Perini

Para você, que outro produto não pode faltar na mesa nas festas de fim de ano? Comenta aqui!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *