No Dia Nacional do Café, 5 tipos de preparo especial
Foto: Freepik

No Dia Nacional do Café, 5 tipos de preparo especial

Doce. Ácido. Com creme ou canela. De manhã, à tarde ou à noite. Um gole dele aquece não só o corpo, mas a alma. O café, segundo uma pesquisa divulgada pela empresa Jacobs Douwe Egberts, é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo somente para a água. É muito amor, não é? O brasileiro toma em média entre 3 a 4 xícaras de café por dia. É que além do conforto, o cafezinho também traz a lembrança de casa, de afeto, talvez até daquele bolo de milho que só a avó sabe fazer. Então é claro que ele tem um dia especial: neste domingo (24) é comemorado o Dia Nacional do Café ☕.

E além de ser nosso favorito, ele também possui muitos benefícios: acelera o metabolismo, queima calorias, fortalece a memória e afasta os problemas cardíacos. Mas é claro, tudo com moderação. Existem muitas maneiras de prepará-lo… vamos aprender algumas?

Prensa Francesa

Com ela, o café é extraído pelo método da infusão. A fusão entre a água e o café moído faz com que haja uma passagem dos óleos essenciais do grão para a água, o que faz toda a diferença na experiência gustativa do café. Preparar na prensa francesa é fácil. O indicado é 10g  de café para 120ml de água. E ela não precisa chegar ao ponto de ebulição, viu? Já que estamos falando de infusão, o recomendável é que a água seja aquecida entre 80ºC e 90ºC (ou até formar algumas bolhinhas). Depois é só colocar na prensa e deixar infusionar. Com o êmbolo levantado, deixe infusionar por 3 minutos e baixe com delicadeza o êmbolo, filtrando o café.

Moka

Este é o nome dado para o café preparado na famosa cafeteria italiana. Dizem que graças a ela que o expresso se popularizou na Itália. Ela é dividade em três. Na parte inferior, a última, é que vai a água, pode encher até a válvula de segurança. Na parte do meio, o suporte de filtro, é onde vai o pó. Normalmente com uma moagem mais grossa, você deve encher esse espaço por completo até o nível do suporte. Depois de encaixar essas duas partes, é hora de fechar a cafeteira com a parte superior. Lembre-se: coloque um fiozinho de água fria antes de levar a cafeteira ao fogo, isso vai fazer impedir do café ficar amargo ao subir e entrar em contato com o alumínio quente. Depois de colocar no fogo, o segredo é notar quando o café começa a subir, isso significa que já começou a ferver, ou seja, hora de tirar do fogão, deixar o café subir por completo e se servir.

Kalita

O kalita nasceu no Japão e utiliza um design diferenciado do que conhecemos do café filtrado. É que aqui o filtro é ondulado, lembrando uma forma de brigadeiro. Isso ajuda a água a descer de forma uniforme e permite que aconteça um tempo de infusão, não tão longo quanto o da prensa francesa, mas que garante uma acidez natural ao café. Para fazer é bem simples: coloque o filtro no suporte com a água que esquentou até 90ºC. Depois, despeje um pouco da água para tirar qualquer sabor residual do papel e manter o café quente por mais tempo. Coloque então o pó, despeje um pouco de água e espere entre 30 segundos e um minuto. Esse é o momento em que os grãos entram em contato com a água e liberam bolhas de CO2. Depois, comece a colocar a água em movimentos circulares e uniformes em direção ao centro do filtro. Faça isso suavemente até atingir a quantidade desejada.

Hario v60

A diferença é o formato do suporte do filtro. Ele possui espirais e tem um formato de cone que direciona o líquido de forma uniforme em direção ao copo, o que diminui o tempo de contato com do pó com a água e dá espaço para a circulação do ar. O resultado é um café suave e de cor realçada. Normalmente com um moagem de média para fina, é ideal usar grãos frescos. Lembre-se de molhar um pouco o filtro com água quente antes de colocar o pó, descarte a água logo em seguida. Depois de acrescentar o pó, é só repetir o processo de desgaseificação: molhe o pó de café por igual e espere cerca de 30 segundos para soltar todas as notas do grão em contato com a água quente. Depois disso, delicadamente, é só colocar a água em movimento circulares até atingir a quantidade desejada.

Aeroexpress

O formato da cafeteira parece um seringa. É que aqui o café é feito de forma rápida, garantindo um café suave e aromático. Para preparar o café é bem fácil. É só encaixar o filtro no suporte e colocar em cima da xícara, depois adicione o café no cilindro. Após a água esquentar até seus 90ºC, despese o pó lentamente e deixe infusionar por pelo menos 1 minuto, depois mexa com uma colher e pressione o êmbolo para baixo, filtrando o café. Rápido, fácil e delicioso!

No vídeo, o mestre em torra e barista Marcelo Carrilho mostra um pouco mais sobre os métodos de café:

Conservando alimentos

 

Deixe seu comentário