Cozinhar é um ato de amor. Não importa o quanto sabemos. Se existe a intenção de cuidar do outro através da cozinha, esse é o sabor do gesto. Foi assim que o Chef Wellington preparou o jantar da noite deste domingo (3), no encerramento do RioMar à Moda do Chef, evento realizado pelo RioMar Recife em comemoração ao Dia dos Namorados. Foram três dias de chefs renomados – além de Wellington, Olivier Anquier e Luciana Sultanum – cozinhando ao vivo com a participação de três casais a cada noite degustando os pratos preparados. Mais cem pessoas puderam acompanhar a experiência ao vivo.

“Alguém estranho entra na nossa cozinha?”, perguntou Chef Wellington no início de sua apresentação. A resposta do público foi unânime: Não. “Vou criar pratos que lembrem esse momento. Receitas que podem ser feitas por vocês, garanto”, disse. O chef, realmente, surpreendeu. Na entrada, Barquete de endívias com figos frescos e sal vulcânico no perfume de azeite de trufas. Para o prato principal, Escalope de filé em vinho do Porto e mandioquinha Duchese. Para finalizar, uma belíssima sobremesa: Consomé de frutas vermelhas em sorvete de chocolate branco. Quem experimentou, garantiu que estava divina!

A dica da Barquete de endívias é que o próprio vegetal pode ser usado para servir. Para usar os figos frescos, é preciso, antes, tirar o leite que vem na fruta. O sal vulcânico e o azeite de trufas usados são essenciais para dar o sabor a essa receita. Na decoração, um toque de criatividade dá o tom do romantismo. “Caprichem na finalização. Esse é o segredo”, ensinou.

Depois foi a vez do Escalope de filé em vinho do Porto e mandioquinha Duchese. Para fazer a mandioquinha Duchese, Wellington usou o queijo holandês Rembrandt que, misturado à raiz, com manteiga e creme de leite, dá um sabor e consistência incríveis. Ele usou ainda aspargos frescos e presunto de parma no prato e ensinou a fazer uma redução com vinho do Porto que, além da bebida, levou aceto balsâmico, tomilho e orégano frescos. O filé foi ao fogo apenas com manteiga e pimenta-do-reino (nada de sal!). O prato foi finalizado com sal azul da Pérsia e flores comestíveis.

O Consomé de frutas vermelhas em sorvete de chocolate branco, feito à base de chantilly e favos de baunilha, fechou a noite. O chef usou morangos e amoras frescas que fariam qualquer Dia dos Namorados ficar ainda mais romântico.

Um presente para o casal Rayanne de Abreu e Raul Constantino que comemoraram três meses de namoro, neste domingo (3). “Muito difícil eleger o melhor prato, mas o filé estava incrível” falou Raul. Já a preocupação de Rayanne será com a comemoração do próximo mês… “Será difícil barrar essa”, disse.

O casal de namorados Adamir de Freitas e Geraldo Magela gostaram tanto do evento que repetiram a dose. Chegaram cedo e participaram ontem e hoje. “Estamos gostando muito da experiência”, contou Geraldo.

A estudante de gastronomia Eval Wilma, casada há três anos com Ronaldo José, prestou atenção em todos os detalhes para, depois, surpreender o marido em casa. “Gosto muito de cozinhar e sempre assisto Chef Wellington. Se fizer tudo certinho, não tem como errar”, disse.

“Espero que possam se inspirar e cozinhar em casa com afeto para quem vocês amam!”

Chef Wellington serviu o último prato com uma doma que dizia: Cozinhando com amor. ❤

Para ambientar o jantar, três decoradoras foram convidadas para montar as mesas. Ana Clara Cannizzaro usou produtos da Tok & Stok. Liliana Figueiredo fez a montagem com peças da Etna. Já Isabela Azevedo escolheu itens na Camicado. Além das mesas, as lojas de casa e decoração do RioMar também marcaram presença na cozinha do evento – assinada pelo arquiteto Tony Pedrosa – com os utensílios utilizados no preparo dos pratos que foram da Spicy e Le Creuset.

Mais Dia dos Namorados

A comemoração do Dia dos Namorados no RioMar não acabou não… além de curtir o dia 12 de junho no mall, em um dos diversos restaurantes, os casais poderão curtir o evento Amor e Música. Nos dias 9, 10 e 11 se apresentam no Piso L3 Carol Biazin, Paulo Ricardo e a banda Túnel do Tempo, respectivamente. Os shows são gratuitos e começam às 19h.

https://vivariomarrecife.com.br/agenda/amor-e-musica-une-geracoes-em-shows-para-os-namorados/