Todo mundo já ouviu dizer que quanto mais colorido o prato, melhor. É que as cores dos vegetais têm muito a ver com os nutrientes e fontes de vitaminas que eles oferecem. Por isso, ter um prato com uma variedade de cores é sinônimo de uma refeição balanceada.Os ingredientes naturais e frescos são os que carregam tantos benefícios. Quer saber quais as vantagens de cada cor? Dá uma olhada:
Verde
Esses vegetais são ricos em clorofila, fibras e vitaminas A, B5, B9, B12, C e K, além de serem ricos em minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Eles também são associados à preservação da memória e o fortalecimento do sistema imunológico, nervoso e digestório. Alguns exemplos: brócolis, alface, espinafre, rúcula, salsa, pimentão, vagem, entre outros.
Branco
Os vegetais de cor branca agem nos processos anti-inflamatórios e antialérgicos, fortalecendo o sistema imunológico e circulatório. Conhecidos também poder ajudar contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento. Alguns exemplos são: cebola, couve-flor, alho, rabanete, palmito, entre outros.
Vermelho
Ricos em licopeno, um antioxidante que age contra radicais livres, prevenindo alguns tipos de câncer. Eles também possui vitamina C e ácidos fenólicos que ajudam na manutenção da saúde da pele, vasos sanguíneos. Além disso eles também contribuem na redução dos níveis de colesterol. Alguns exemplos são: tomate, pimentão vermelho.
Amarelo – alaranjado
Grandes fontes de vitamina C, eles fortalecem o sistema imunológico, além de carotenoides e flavonoides que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Exemplos: cenoura, abóbora, melão.
Roxos
Os vegetais desse grupo são fonte de ferro e vitamina B1, ajudando a retardar o envelhecimento das células, auxiliando na preservação da memória e na saúde do coração. Alguns exemplos são: berinjela, repolho roxo, cebola roxa e beterraba.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.