A Ciência Jovem é uma feira internacional realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Piso L3 do Riomar Recife. As inscrições seguem até o dia 31 de agosto através de formulário online.

São cinco categorias: iniciação à pesquisa, para alunos da educação infantil e fundamental 1; divulgação científica para estudantes do fundamental 2; incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, voltadas ao ensino médio; e Francis Dupuis, para projetos do exterior. Além disso, educadores podem inscrever projetos na categoria educação científica e compartilhar experiência pedagógicas bem sucedidas.

Na Ciência Jovem, são apresentadas iniciativas de popularização da ciência, tecnologia e desenvolvimento de projetos de pesquisa, divulgação e informação, além de reunir escolas de todas as redes de ensino (municipal, estadual, federal e privada).

Com a realização da Ciência Jovem, espera-se que professores e alunos se sintam estimulados a elaborar e executar trabalhos científicos de forma integrada ao currículo da escola, assegurando que o projeto esteja sendo colocado em prática o mais cedo possível e sendo trabalhado durante todo o ano letivo, favorecendo o interesse de professores e estudantes pela pesquisa e a descoberta de jovens talentos no campo científico, estimulando o ingresso no campo acadêmico em universidades públicas de todo País.