Saiba quais são as plantas que promovem bem-estar
Foto: Freepik

Saiba quais são as plantas que promovem bem-estar

Apesar de Pernambuco estar atravessando um novo momento marcado pela flexibilização da quarentena, algumas virtudes ainda precisam ser mantidas em alta, como a resiliência, paciência e empatia, por exemplo. E, portanto, uma boa opção para se distrair e aliviar o estresse causado por tantas mudanças é montar uma horta ou cultivar plantas em casa. Além de limpar o ar e decorar os ambientes, a jardinagem em si pode ser uma verdadeira terapia e uma ótima alternativa para favorecer o bem-estar durante o distanciamento social. Nesse sentido, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente, lista alguns benefícios que a prática traz para o dia a dia e dicas de plantas e sementes para o recifense cultivar em casa ou no apartamento.

Propósito e bem-estar espiritual: um convite à reflexão

Abrir um espaço em casa para abrigar um jardim, não é só uma maneira de integrar a natureza ao cenário urbano. A jardinagem é também uma atividade extremamente relaxante, que pode trazer diversos benefícios à saúde mental. Além disso, ter uma hortinha em casa é sinônimo de saúde, um incentivo para ter a alimentação mais saudável e com isso melhorar o sistema imunológico, principalmente nesse período que estamos vivendo”, disse Alessandra de Carvalho, chefe do Plantio e Projetos de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente.

Para quem não quer ter muito trabalho diário com as plantas, uma boa dica é montar um jardim com cactos e suculentas, que são espécies capazes de armazenar uma grande quantidade de água e, por isso, só precisam ser regadas uma vez por semana. Além disso, elas têm uma tonalidade de verde bonita, que ajuda a criar um cantinho mais relaxante e terapêutico em casa.

Outra opção é montar uma horta caseira. Uma boa escolha é cultivar plantas que ajudam a acalmar e relaxar. Entre as espécies que possuem funções ligadas ao bem-estar estão:

Lavanda

Da lavanda é possível extrair um dos mais versáteis e tranquilizantes dos óleos essenciais, que ajuda a ter uma noite de sono restauradora;

Alecrim

Uma das plantas com efeitos calmantes e, além de ser usada para fazer chás, a planta do alecrim também transforma-se em óleo essencial já que seu aroma é relaxante;

Hortelã

Popularmente usado para fazer chás, o hortelã é um calmante natural. Seu perfume característico é relaxante, o que faz com que a erva seja muito usado em aromaterapia;

Manjericão

Tem um aroma característico que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies usadas em óleos essenciais que ajudam a aliviar os sintomas de cansaço;

Erva-cidreira

Ajuda a aliviar o estresse e auxilia, inclusive, no relaxamento muscular. A espécie pode ser usada como chá. O óleo de Capim Cidreira também é muito usado para reduzir a ansiedade.

Para quem mora em apartamento, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos. Em qualquer situação, é importante que o local escolhido receba luz do sol em, pelo menos, um período do dia.

De acordo com Alessandra Cavalcanti, a manutenção de hortas é muito fácil. O único cuidado indispensável é regá-la diariamente para os vegetais cultivados não perderem o vigor. Se preferir, poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante.

Fonte: Prefeitura do Recife

Limão: saiba como aproveitar ao máximo os benefícios da fruta

Deixe seu comentário