Felicidade em tempos incertos
Foto: Pexels

Felicidade em tempos incertos

Por Cintia Tereza*

Em tempos de incerteza será que faz sentido falarmos de felicidade?

Mais do que uma emoção, sentimento, continuar construindo a nossa felicidade com atitudes positivas e virtuosas aumenta o nosso bem-estar. Estamos falando em nos sentir e funcionar bem no dia a dia e com isso capitalizar os benefícios da felicidade para nos manter saudáveis frente ao atual mundo que estamos vivendo.

Pesquisas comprovam que o bem-estar psicológico pode aumentar a resposta que o sistema imunológico dá às infecções, enfraquecendo o stress, ansiedade e depressão. Sendo assim, focar na felicidade vai nos ajudar a preservar a nossa saúde como um todo.

O isolamento que estamos sendo impostos a enfrentar não precisa ser emocional, podemos de forma criativa buscar alternativas de nos ressignificar e reinventar. O medo e a angústia podem ser atenuados através de uma conexão maior com você mesmo e o outro se utilizando da força que vem da esperança!

Como encontrar propósito na vida: uma reflexão para o presente

Pratique Gratidão

Quando nos deparamos com a dificuldade, precariedade, finitude da existência aumenta a nossa percepção para o que é precioso na nossa vida. A gratidão surge quando apreciamos algo que aparece à nossa frente como um presente a ser cuidado com carinho. Enche nosso coração de emoções positivas e a experiência dessas emoções é fundamental para o aumento do bem-estar.

Busque motivos para se sentir grato, quando o nosso foco é positivo temos mais chances de encontrarmos no nosso dia a dia as respostas também positivas, construindo assim mais resiliência. Esta prática já tem benefícios comprovados na saúde mental e física, aumentando a imunidade, ajudando na superação de traumas, nos tornando mais aberto para os outros. Use um diário de gratidão e no final do seu dia escreva 3 coisas que aconteceram pelas quais você foi grato.

Equilibre o uso das informações

Recebemos muitas informações diariamente. Importante se manter atualizado, mas também busque equilibrar o seu dia com boas informações, histórias de solidariedade, bondade, compaixão, esperança, empatia. Escolha leituras e filmes que inspirem você positivamente, que te faça sorrir, que te deixa feliz.

O que lemos e assistimos afeta a nossa mente e corpo. Quando nos expomos em excesso a más notícias aumenta o nosso nível de cortisol, hormônio que em excesso nos deixa mais estressados e vulneráveis à ansiedade e depressão, por exemplo. Por outro lado, as boas notícias diminui o cortisol aumentando a positividade. As emoções positivas têm um papel importante para a nossa criatividade ampliando a nossa mente e expandindo o raio de visão. Elas constroem mais possibilidades dentro de nós do que costumamos ver. Nos abrimos para enxergar caminhos que de outra forma estavam escondidos. E estes recursos são fundamentais para superarmos qualquer desafio.

Saboreie a bondade

O raio da esperança da positividade se refere a achar o lado bom de algo ruim, de tornar positivo algo negativo. Também podemos encontrar o bom dentro do bom, construindo algo positivo em algo mais positivo ainda.

Aproveite esse momento que estamos vivendo para se reconciliar com a vida, encontre um modo de apreciar o que é bom, mesmo que esse bom ainda não pareça estar presente. Saborear as coisas tem a ver como as pessoas se sentem “merecedoras” que coisas boas aconteçam ou não. Portanto, se perdoe e perdoe o outro, traga outro significado do perdão na sua vida, use essa energia para o aqui e agora, com o que você pode mudar, e, não, com o que já passou e que você não tem como controlar. Tenha mais empatia, aproveite o momento para observar mais os que estão perto de você e saborear as qualidades que sempre te causaram admiração. Se sinta merecedor.

Além de aceitar a saborear é preciso aprender a aproveitá-la, apreciar cada pedacinho de sua gentileza. Esse aprendizado leva a desacelerar e a manter a atenção consciente, como apreciar todas as etapas do jantar, o aroma das ervas, as cores dos vegetais e saborear ainda mais quando absorve a experiência de ter partilhado com a sua família o seu menu do jantar. Aqueles que saboreiam os fatos dessa forma extraem mais positividade da vida.

Reorganize a sua rotina. Utilize suas forças.

Reorganize a sua rotina de forma que contribua para o seu bem estar integral;

Mesmo em casa, faça coisas que gosta e que te dão prazer;

Cuide da sua alimentação e faça exercícios físicos;

Invista no bem-estar intelectual, estude, amplie seu conhecimento, alimente seu cérebro;

Se mantenha conectado, não se isole emocionalmente, ligue para as pessoas que você gosta, pergunte como elas estão, se disponibilize a escutá-las, ofereça seu apoio;

Seja útil, contribua com a sua experiência e conhecimento para ajudar alguém, compartilhe boas informações, doe gentileza, pratique empatia, colabore;

Se dedique ao bem-estar relacional, dê tempo e atenção às pessoas que estão em casa com você, proponha atividades em conjunto, brinque, se divirta, converse, se conecte intimamente;

Utilize suas forças. Quando passamos um tempo fazendo atividades que demandam o uso de nossas forças desenvolvemos um maior sentimento de realização, engajamento e pertencimento.

Viva seu propósito

O valor de um propósito é estar comprometido com um ideal ou um projeto pessoalmente significativo. Victor Frankl propôs três caminhos:

Crie uma obra ou faça uma ação – ter uma vida ativa e criativa, que realiza, que a torna real; Experimentar algo ou encontrar alguém – Diz respeito a encontrar beleza na experiência da vida, arte ou natureza ou na experiência de amar uma pessoa;

Atitude que adotamos diante de tempos difíceis – em que a criatividade e prazer estão diminuídos, tempos difíceis é uma realidade na nossa vida, mas o que fazemos enquanto atravessamos depende de nós e faz toda a diferença.

* Cíntia é gestora de gente e hospitalidade do RioMar Recife. Integrante em formação da Happiness Studies Academy do Dr Phd. Tal Ben Shahar e Wholebeing Institute Brasil em psicologia positiva aplicada.

Deixe seu comentário