Especial Oceanos: pequenas atitudes que fazem a diferença
Foto: Pexels

Especial Oceanos: pequenas atitudes que fazem a diferença

Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. Um momento importante para debater um tema vital para o meio ambiente. E no próximo dia 3 de junho, o RioMar Recife promove o Conexão Sustentável com a participação do campeão de surf e ativista ambiental Carlos Burle, do analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, Vinícius Nora, e da apresentadora e Defensora da ONU Meio Ambiente Brasil na Campanha Mares Limpos, Fe Cortez.

Conexão Sustentável RioMar debate saúde dos oceanos

E para manter o tema em foco durante a semana que antecede o evento, o Viva RioMar Recife publica o Especial Oceanos – textos produzidos pela analista de meio ambiente do RioMar, Jussara de Paula.

Por Jussara de Paula*

Com a grande discussão e atitude de diversas nações do planeta sobre o combate contra a poluição plástica, você faz ideia de como suas ações podem evitar a morte e a extinção de diversos animais marinhos que ficam presos a anéis de plástico?

Um dos lixos mais encontrados nos ambientes aquáticos, tanto à margem ou dentro das águas de praias, lagos, rios e oceanos, são estes materiais existentes, principalmente, em garrafas pet de águas e sucos. Por isso o ideal é evitar o consumo destes produtos, e caso não haja alternativa, o melhor a se fazer é procurar recolher o resíduo adequadamente através da coleta seletiva e reciclagem.

E para não haver dúvida de que sua atitude não comprometerá a saúde dos ambientes aquáticos e nem causará qualquer dano, experimente cortar o lacre destas garrafas. Isso mesmo! Corte o lacre! Levando 1 segundo com esta ação, o futuro da existência de um ambiente aquático saudável durará centenas de anos.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

LEIA MAIS

» Especial oceanos: a preservação começa por onde andamos

» Especial Oceanos: o que você sabe sobre estes ecossistemas?

 

 

Deixe seu comentário