Dia Mundial da Água: conectando atitudes na medida certa

Dia Mundial da Água: conectando atitudes na medida certa

Praticar sustentabilidade é um ato que requer compreensão e observação das atitudes em relação à utilização de diversos recursos, o que não significa deixar de utilizá-los. Pensando nisso, você consegue estimar qual é o principal deles existente dentro e fora do corpo humano, capaz de manter todas as espécies existentes no mundo, ao qual seria inviável sobreviver em um único dia?

Estamos falando da água, esta forma preciosa que requer cada vez mais cuidado e preservação, que embora represente 70% no planeta, apenas 1% é considerável potável. E para que esta realidade não cause mais impacto no mundo em que vivemos existem algumas soluções que ajudam a melhorar a gestão da água no dia a dia. Vamos a elas?

BANHO

Um dos momentos mais relaxantes do dia, o banho é apontado como um dos grandes vilões do gasto de água, pois nos sentimos tão aconchegados que mal vemos o tempo passar. No entanto, a duração do banho ideal para um consumo consciente de água e energia é de até 5 minutos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Pode parecer pouquíssimo tempo, mas é completamente viável, desde que você otimize esse processo. Desligue o chuveiro nos intervalos, quando estiver se ensaboando; aproveite e escove os dentes e faça uma playlist neste tempo consciente: 5 minutos para escutar suas músicas durante o banho, assim terá noção de tempo para concluir o momento final do ritual de limpeza.

COZINHA

Considerado um local de desperdícios em função da necessidade de limpeza e higienização, é possível diminuir o consumo com a adoção de medidas práticas, como retirar o excesso de gorduras nos pratos, talheres e panelas antes da lavagem; ensaboar uma leva de louça de uma vez só, colocando as em recipiente que comporte o material e após enxaguar; evitar ao máximo deixar a torneira aberta e atentar a vazamentos.

LAVANDERIA

É sabido que as máquinas utilizam altos volumes da água para lavagem de roupas. E para evitar que escoem diretamente para a rede de esgoto é possível reutilizar este recurso de forma consciente. Para isso, planejar as lavagens de forma a utilizar a quantidade exata de água para as roupas é uma maneira econômica e eficaz, além de utilizar a água dos ciclos de lavagem para outras tarefas ( lavagem de calçadas e pisos, por exemplo).

LIMPEZA GERAL

Opte pelos produtos biodegradáveis, aqueles que não agridem a natureza. Quanto menos recursos químicos despejados na rede pública, menor o impacto nos mananciais e solos, principais locais de renovação do ciclo da água.

FAÇA SUA PARTE TAMBÉM

Atitudes cotidianas muitas vezes consideradas inofensivas, realizadas em conjunto podem provocar grandes impactos na proteção ou desperdício de água. Não ignore o restante de água deixado nos copos e garrafas, por exemplo. Hidrate seu corpo e beba todo conteúdo; Irrigue suas plantas em horários menos ensolarados; Tem automóvel? Desafie-se a lavá-lo com um pequeno balde e compartilhe seu bom exemplo. Capte a água da chuva. Conecte suas atitudes com o que o planeta tem a oferecer de mais belo: a manutenção da sua de outras formas de vida.

Deixe seu comentário