Cinema em casa: 5 filmes incríveis baseados em fatos reais

Cinema em casa: 5 filmes incríveis baseados em fatos reais

Seja pensando nas batalhas medievais, nos amores impossíveis, nas histórias em quadrinhos, nos contos fantasiosos ou nas lendas do terror, o fato é que o universo cinematográfico encanta com sua multiforma de se inspirar. E se tem uma temática que deu vida a inúmeras obras, são os filmes baseados em fatos reais. A ideia é retratar nas telonas do cinema histórias significativas que aconteceram na vida real, mas com um toque especial da cinematografia. Então, pensando nas grandes emoções que esse tipo de obra proporciona, a equipe do Viva RioMar Recife seleciona cinco filmes incríveis baseados em fatos reais. Confira!

Cinema: confira as novas datas de estreia dos filmes adiados

HOMENS DE HONRA

Para começar, “Homens de Honra”, filme que narra a história Carl Maxie Brashear, o primeiro mergulhador-mestre americano negro da Marinha dos Estados Unidos, feito conseguido em 1970. Ele veio de uma humilde família, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda quando menino adorava mergulhar e sonhava com a possibilidade de entrar na Marinha. Quando finalmente atinge a idade para seguir seu sonho, o jovem se ver limitado, pois a única atividade disponível para negros na Marinha era a de cozinheiro. Entretanto, depois de quebrar a regra por nadar no mar fora do dia permitido e vencer o nadador mais rápido do navio, sua história começa a tomar um rumo diferente. Brashear é interpretado por Cuba Gooding, Jr. que emocionou muita gente com sua brilhante atuação.

 

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM

Outra história incrível que acabou indo parar nas telonas do cinema foi a de Desmond T. Doss, um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusa a pegar em armas. O filme é interpretado por Andrew Garfield que interpreta com maestria o ato heroico do  soldado Doss. Como objetor de consciência devido sua religião, o médico encara a Batalha de Okinawa sem armas, com a intenção de apenas salvar vidas. Com muita empenho, coragem e, segundo o próprio Desmond, com a ajuda soberana de Deus, ele salva cerca de 75 homens.

ESCRITORES DA LIBERDADE

Um clássico do gênero. “Escritores da Liberdade” é o filme que narra a história da professora Erin Gruwell. A jovem, recem-chegada em uma escola de periferia marcada por uma grande criminalidade e disputas de gangs, se depara com o desafio de educar um grupo de jovens marginalizados. Com um método inovador e coragem para enfrentar o sistema educacional, Gruwell cria “O Diário dos Escritores da Liberdade” e mostra como a escrita é capaz de transformar vidas. A professora é interpretada por ninguém menos que Hilary Swank.

 

VEM DANÇAR

Outra história que, dentro do universo educacional, foi parar no cinema foi a do professor de dança Pierre Dulaine. Com uma atuação majestosa, o grande Antônio Bandeiras mostra como Dulaine criou um método de ensino diferenciado com dança clássica para jovens que cumpriam detenção em uma escola pública dos Estados Unidos.

 

À PROCURA DA FELICIDADE

Para fechar a lista, uma história de superação. “À Procura da Felicidade”, interpretado por Will Smith, conta a história de Christopher Paul Gardner. Chris passava por enormes dificuldades financeiras e para piorar a situação sua mulher o deixa e ele precisa se virar para cuidar de seu filho. Vivendo em abrigos enquanto da início em um estágio não remunerado em uma corretora, ele usará sua habilidade com números e pessoas para transformar sua vida.

Deixe seu comentário