Cinema: 5 filmes brasileiros inspirados em livros

Cinema: 5 filmes brasileiros inspirados em livros

Muitas obras cinematográficas buscam inspirações nas páginas de grandes sucessos literários. Já vimos grandes exemplos internacionais como O Senhor dos Anéis, Harry Potter ou até mesmo adaptações de clássicos do Stephen King. Mas aqui nas terras brasileiras esses projetos também são fáceis de encontrar. Por isso, o Viva RioMar trouxe cinco filmes brasileiros que foram inspirados em livros. Confira:

Leitura: conheça seis grandes mulheres da literatura brasileira

A Vida Invisível (2019)

Escolhido para representar o Brasil no Oscar, o filme conta a história que se passa no Rio de Janeiro dos anos 1950. As duas irmãs, Guida e Eurídice, são cruelmente separadas, impedidas de viverem os sonhos que alimentaram juntas ainda adolescentes. O filme retrata duas mulheres tentando lutar contra as forças sociais que insistem em frustrá-las. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas se desdobram para seguir em frente. O filme foi a adaptação do livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão da autora Martha Batalha.

Cidade de Deus (2002)

Considerado um dos filmes mais importante para o cinema nacional, esse longa-metragem foi inspirado pelo livro de Paulo Lins. A história mostra a história do bairro carioca, desde sua criação, a partir da visão dos personagens principais: Buscapé e Zé Pequeno.

Eles Não Usam Black-tie (1981)

Esse filme é considerado um clássico do cinema brasileiro, ele foi inspirado na peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena, em 1958. O filme se passa em 1980, e conta a história do jovem Tião e sua namorada Bete, que descobre que está grávida. Ao mesmo tempo, está para acontecer uma greve que divide a categoria metalúrgica. Preocupado, Tião decide desistir da greve, entrando em conflito com seu pai Otávio, um velho militante que passou três anos preso durante o regime militar.

Tim Maia (2013)

Dona de uma das vozes mais potentes da música brasileira, Tim Maia tem a sua história contada no filme inspirado pela obra de Nelson Motta, Vale Tudo: o Som e a Fúria de Tim Maia. O filme viaja por cinquenta anos da vida do artista, acompanhando sua trajetória, desde sua infância até morrer aos 55 anos de idade.

O Auto da Compadecida (2000)

Inspirado na peça do grande Ariano Suassuna, esse filme conta a história de João Grilo e Chicó, e todas as confusões que conseguem se meter nesse pequeno vilarejo nordestino. Além de todas as confusões, o céu e o inferno acham uma forma de assombrar esses personagens.

 

Deixe seu comentário