Degustar um bom vinho vai além de sentir o gosto da bebida, e já começa pela escolha das taças. Suas variações preservam os aromas e o sabor das uvas utilizadas, e por isso é sinônimo de sofisticação saber quando utilizá-las. Para entender mais sobre o assunto, visitamos a loja Spicy Piso L2, no RioMar Recife, – que tem foco em utensílios para cozinha e acessórios para vinho – e conversamos com o sommelier convidado Helton Silva.

https://vivariomarrecife.com.br/agenda/aromas-e-vinhos-do-riomar-e-oportunidade-para-conhecer-mais-sobre-a-bebida/

O sommelier Helton Silva deu várias dicas sobre taças e vinhos.

Com mais de 13 anos trabalhando com vinhos, Helton enxergou no mercado uma oportunidade de trabalho em uma área que necessitava de profissionais, e, hoje, atua como gerente em três casas diferentes.

Para começar, o sommelier optou pelas taças reservadas ao vinho branco ou verde. Conhecidas como flut ou grand cru, os recipientes são ideais para as bebidas com menor intensidade e também podem servir champanhe. São propícias aos vinhos mais refrescantes e que não exigem tanto do paladar de quem toma.

Taças Borgonha

Ideias para os tintos mais leves, como os produzidos com as uvas Pinot Noir, originárias da França. Os vinhos deste tipo possuem a coloração não tão encorpada e carregam aromas mais refinados, tipo florais. São menos alcoólicos e menos robustos.

Taças Bordeaux

São propícias a vinhos com mais complexidade e com uma gama aromática maior, com os derivados das uvas Cabernet e Merlot. A presença do tanino – elemento que torna a textura do vinho seca, amarga e encorpada por conta do seu efeito adstringente – é marcante, o que torna mais encorpado o sabor.

Acessórios:

Na loja, também é possível adquirir o decanter, ótimo acessório para decantação, que separa a parte sólida do líquido, e que por isso consegue uma entrega mais fiel do sabor do vinho.

Climatizador de vinho

O calor pode prejudicar a qualidade original dos vinhos e para evitar o desgaste da bebida uma solução prática é investir em um climatizador. O equipamento mantém uma temperatura ideal para a conservação do vinho e a manutenção de suas propriedades.

Aromas e Vinhos 

O circuito Aromas e Vinhos, realizado pelo RioMar até o dia 19,  é uma excelente oportunidade para o público conhecer as lojas – estão sinalizadas nas vitrines – que vendem o produto e acessórios como taças, saca-rolhas e decanter. Muitos dos restaurantes também investiram em menus especiais com pratos que harmonizam perfeitamente com a bebida.

Veja roteiro das operações que estão participando do circuito:

Roteiro para quem gosta de vinhos