5 hábitos para combater a imunidade baixa

5 hábitos para combater a imunidade baixa

Se todos soubessem da importância da atuação do sistema imunológico no organismo e na saúde haveria uma grande preocupação em mantê-lo sempre em níveis saudáveis. Em todo o tempo, as pessoas estão expostas a muitos tipos de doenças e é exatamente a imunidade que funciona como um escudo para nos blindar de vírus e infecções que possam tentar nos contaminar.

O nosso sistema imunológico é formado por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos que criam barreiras físicas para evitar a entrada de micro-organismos e/ou combater infecções quando o corpo fica doente. Quando algo não está em bom funcionamento, o sistema imunológico se torna fraco/baixo e abre brechas para complicações. Alguns fatores que desencadeiam a imunidade baixa:

Algumas doenças: lúpus, aids, câncer, anemia, alcoolismo e obesidade.

Uso de tabaco.

Variações hormonais: TPM, gravidez.

Falta de nutrientes decorrentes da má alimentação.

Quando a imunidade está baixa, dá para sentir alguns sinais de alerta que o nosso organismo apresenta, como: herpes, estomatite, amigdalite, otite, gripes, resfriados, doenças causadas por fungos, vírus e bactérias, abscessos na pele ou infecções recorrentes. Ao notar esses sintomas, é muito importante buscar a ajuda de um médico para evitar complicações mais graves.

Porém, a boa notícia é que existem alguns hábitos que você pode começar a adotar hoje mesmo para ajudá-lo a combater a imunidade baixa e deixá-lo sempre saudável. Separamos cinco deles para você conhecer. Acompanhe!

Imunidade baixa: como combater?

» Hidratação

Ingerir líquidos constantemente é muito importante. A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, contribuindo para a prevenção de doenças.

» Alimentação saudável

Reforce a sua dieta com todos os grupos alimentares. Assim, sua imunidade será fortalecida naturalmente. Os nutrientes mais importantes para o fortalecimento da imunidade são: vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre.

» Evite o stress

Você sabia que o stress é um grande causador da baixa imunidade? Ele impede o sistema imunológico de funcionar com toda a força, abrindo portas para doenças. Por isso, evite situações tensas e procure levar a vida de modo mais leve!

» Fique em dia com a vacinação

Não importa a sua idade, a sua carteirinha de vacinação deve sempre estar em dia. Tomando todas as vacinas, você deixa seu corpo protegido de doenças graves e fortalece seu sistema imunológico.

» Faça exercícios

O estilo de vida sedentário é um dos principais causadores de doenças crônicas. Por isso, não fique parado. Encontre um exercício que lhe dê prazer e o pratique regularmente. Isso vai ajudar a espantar as doenças.

Este são hábitos bem tranquilos para você adquirir e fortalecer a sua imunidade, hein? Mudando pouquinhas coisas em seu estilo de vida, você estará fazendo um bem danado para si mesmo. Não deixe para depois. Lembre-se de que saúde é coisa séria!

Fonte: Blog Cia Athletica

Deixe seu comentário