Você lembra como era a vida dos adolescentes nos anos 90?

Você lembra como era a vida dos adolescentes nos anos 90?

Se você se recorda do barulho da internet discada, o tempo que levava para achar um número na lista telefônica ou da sua coleção de CDs, definitivamente você foi um adolescente dos anos 90! Antes de começar, um alerta: esse texto contém doses de nostalgia e recordações desta época. Para matar um pouquinho da saudade, a equipe do Viva RioMar foi atrás de itens, tendências, brincadeiras e hábitos que estavam entre as ‘modinhas’ da década. Vem voltar no tempo com a gente:

“Desliga o telefone preciso usar a internet”quem nunca escutou essa frase ou o barulho acima? E quem lembra do computador da época que era quase uma máquina e ocupava um espaço enorme na mesa de casa, bem ao lado da linha discada?

As redes sociais: o mIRC, sucesso da época, foi o grande precursor das conversas onlines. Depois, foi a vez do Fotolog – onde você podia postar as suas fotos no espelho tiradas das primeiras câmeras digitais. MySpace, MSN e Okurt também conectavam – e muito – os jovens da época. Mandar depoimento, chamar atenção, usar gifs e o clássico: ficar saindo e entrando para os seus amigos notarem você online eram apenas algumas das possibilidades disponíveis nas redes.

Magnavox, Supernitendo, Gamebox e Tamagotchi: esses nomes também são familiares para você?

Foto: Reprodução

 VHS, CDs, Discman… e o MP3! 

Para assistir a filmes como As Patricinhas de Beverly Hills e Ela é Demais, você precisava da fita em VHS. Já para escutar aquela música da sua banda favorita primeiro você pegava a coleção de CDs que tinha em uma pasta e em seguida colocava no famoso Discman. Pertinho do final da década chegou o MP3, um novo e moderno aparelho que era bem menor e mais descolado.

Foto: Reprodução

Estudo com a Barsa e o papel pautado

Google? Não! Para estudar uma das melhores opções era a Barsa – ou Enciclopédia. Se você achava as informações em pouco tempo, tinha algo de errado. Para aperfeiçoar os trabalhos do colégio os jovens reuniam a dupla dinâmica: o papel pautado e as formas com as letras. Bem assim:

Foto: Reprodução/Velhos Tempos

A ficha do orelhão, lista telefônica e o famoso jogo da cobrinha

Ligar para alguém também era uma missão. Isso porque primeiro era preciso consultar o telefone na lista telefônica, ir atrás de um orelhão ou do telefone de casa. Tudo melhorou com o lançamento dos primeiros celulares que, basicamente, serviam para ligar e no máximo jogar o famoso jogo da cobrinha, também conhecido como Snake.

Foto: Reprodução.

Itens que faziam sucesso 

As revistas da Capricho, mochilas da Company, calças Gasoline e Cyclone, o chiclete de metro, o pager, o The Sims 1, o picolé de Danoninho, os relógios Baby G, que permitam a troca das pulseiras, canetinhas coloridas e a boneca barriguinha fizeram o maior sucesso e estavam na lista de desejo dos adolescentes. Além, claro, dos itens usados pelas integrantes de Spice Girls e posters dos cantores de boybands como NSYNC e Backstreet Boys.

Foto: Reprodução

‘Perrengues’ 

Não bastasse a espera para conectar a internet ou perder a fita cassete, os jovens ainda tinham que esperar horas por um download no computador, além das trocas os vales por lanches, a espera na fila do orelhão, a troca pelas tampas de coca-cola e do velho mapa para encontrar o endereço.

Foto: Reprodução

 

Dica de leitura: 5 livros para viajar pelo mundo

Deixe seu comentário