“Um Panorama Visto da Ponte” é uma peça em dois atos escrita inicialmente em 1955 e reescrita em 1956. Com direção de Zé Henrique de Paula, o espetáculo tem sua segunda montagem no Brasil. A nova turnê, que começa em 2019, incluirá cinco cidades com teatros administrados pela Opus. Após passagens por Natal e Fortaleza, a produção teatral desembarca no Recife, com apresentações agendadas para os dias 2 e 3 de fevereiro, no Teatro RioMar.
A ação se passa em Nova Iorque e, narrada pelo advogado Alfiere, a peça conta a história de um casal de imigrantes italianos – Eddie Carbone, um trabalhador das docas do Brooklyn, e a dona de casa Beatrice. Os dois criam a sobrinha órfã de Beatrice, a jovem Catherine. O conflito se estabelece quando a família recebe dois primos italianos de Beatrice, Marco e Rodolfo, que estão imigrando ilegalmente para os Estados Unidos. A partir deste encontro, o “sonho americano” fica ameaçado e todas as emoções, antes camufladas, começam a eclodir. Eddie então tomará uma atitude que marcará a sua vida e de todos que o rodeiam.
Em cena, duas gerações de atores consagrados, Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti, encontram-se em um grande texto do teatro de excelência com a sofisticação e profundidade, defendidas por Arthur Miller, de um teatro acessível ao grande público, que desperta emoções comuns a todos. Miller (1915-2005) é considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Ao longo de sua extensa carreira, escreveu diversas peças que foram premiadas, analisadas e montadas em todo o mundo. Insights profundos e humanos que marcaram toda a sua obra dramática. O elenco traz ainda Antonio Salvador, Bernardo Bibancos, Gabriel Mello, Gabriella Potye, Patricia Pichamone e William Amaral.
Assim como em outras peças de Miller, o texto aborda a sociedade moderna com uma visão crítica. Ao tema da imigração, da solidariedade social, da fidelidade a um código de honra, entrelaça-se o da intolerância.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.