Para falar de amor: 5 livros que inspiram no Dia dos Namorados
Foto: Freepik/Divulgação

Para falar de amor: 5 livros que inspiram no Dia dos Namorados

Dentre todos os sentimentos, o amor é o único capaz de envolver e até anular os demais. Por exemplo, o amor traz em si a saudade, a compaixão, o perdão e também pode dissolver a mágoa, a tristeza e a raiva. Por isso é que dizem que só o amor liberta. E em nome da liberdade de quem ama, a equipe do Viva RioMar Recife traz uma seleção de livros que inspiram os corações apaixonados para o Dia dos Namorados. Portanto, embarque nessa viagem amorosa pelo mundo das letras e deixe o sentimento fluir.

Dia dos Namorados: presentes com amor e frete grátis no RioMar Online

Carlos Drummond de Andrade

Um dos poetas mais expressivos da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade. Nascido em 1902, o poeta mineiro viveu até 1987 quando faleceu em decorrência de um infarto. Ao longo de sua vida, Drummond deu um exemplo do quanto o amor pode ser inspiração que o fez deixar de legado um acervo literário em torno de 40 obras. Aqui, indicamos o livro “Amar Se Aprende Amando“, com 68 poemas, uma obra que permite, como nenhum outro livro de Drummond, um percurso pelas diferentes formas que o sentimento amoroso assume em sua poética.

“O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um: amor, sublime selo
que à vida imprime cor, graça e sentido.”

Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Para o momento, selecionamos “Fernando Pessoa: O amor bate à porta”, do autor Elias José, que traz suas quadradas favoritas do poeta português.

“Levas uma rosa ao peito
E tens um andar que é teu…
Antes tivesses o jeito
De amar alguém, que sou eu.”

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido “poetinha”, notabilizou-se pelos seus sonetos. Falecido em 1980, Vinicius de Moraes é dono de uma vasta obra, e, por isso, selecionamos o box Obra Reunida de Vinicius de Moraes, que abriga a poesia e a prosa poética de Vinicius, suas contribuições ao teatro e, claro, suas produções cancioneiras.

“Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Clarice Lispector

Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector chegou ao Brasil com 2 anos de idade. Viveu em Maceió, Recife e Rio de Janeiro, e apesar de suas andanças, se declarava pernambucana. Naturalizada brasileira, cursou Direito, mas logo descobriu seu interesse pela literatura.  Ao longo de sua vida, foi tradutora, escritora, jornalista, contista e ensaísta.Recomendamos a obra “O Tempo” em que o curador Roberto Corrêa dos Santos traz a presença de Clarice através de frases, enunciados, sensações e pensamentos. O material foi cuidadosamente escolhido em parte da obra da grande escritora.

“Mas há a vida
que é para ser
intensamente vivida, há o amor.

Que tem que ser vivido
até a última gota.
Sem nenhum medo.
Não mata.”

Pablo Neruda

No centro do Chile, em Parral, no dia 12 de julho de 1904, nascia Neftali Ricardo Reys Basoalto, verdadeiro nome de Pablo Neruda (1904-1973). O poeta chileno é um dos grandes nomes quando se fala de amor. Depois de dois casamentos, em 1955, Pablo conhece Mathilde Urrutia, companheira até a sua morte. Foi para Mathilde que o poeta escreveu seu clássico “Cem sonetos de amor”, nossa indicação.

“Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.”

 

Deixe seu comentário