Filósofo, doutor, professor e autor de 15 livros, entre eles o best-seller “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, Luiz Felipe Pondé vem ao Recife com a palestra inédita “Felicidade a qualquer custo”, dia 7 de novembro, no Teatro RioMar. Os ingressos custam a partir de R$ 50, à venda no site.

“Não tenho dúvidas de que uma das causas de maior patologia psicológica hoje em dia é a obsessão por ser feliz. Tudo você põe em risco, e a felicidade é a qualquer custo. Você pode virar um bobo, alguém que não tem noção da realidade, imaginar que está num mundo que não existe e colocar sua vida sob a tutela de metas pra que, se não conseguir chegar à primeira delas, possa logo começar a tomar um remédio pra ser mais feliz”, diz o professor. “A busca pela felicidade hoje é uma das maiores razões pra você ser infeliz. A própria ideia de um monte de gente querendo ser feliz junto já me assusta.”

Luiz Felipe Pondé, de origem judaica, nasceu no Recife, estudou medicina na Universidade Federal da Bahia e formou-se em filosofia na USP. Doutor também pela USP (em parceria com a Universidade de Paris) e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, é colunista da Folha de São Paulo, espaço em que aborda temas como comportamento, religião e ciências, assuntos também de seus vídeos assistidos por 26 milhões de pessoas no Youtube.

Livros

Escreveu “O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski” (2003),“Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana“ (2004), “Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura” (2009), “Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto” (2010) e “O Catolicismo Hoje” (2011).

O filósofo publicou o livro “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012), que entrou para a lista mais comentados e vendidos à época. Em 2013, publicou “A Filosofia da Adúltera”, depois “A Era do Ressentimento” (2014), “Os Dez Mandamentos (+ Um)” (2015), “Filosofia para Corajosos” (2016), “Marketing Existencial” (2017) e “Amor para Corajosos” (2017). Sua mais recente obra, “Espiritualidade para Corajosos” (2018), parte do vínculo entre as principais formas de espiritualidade e a busca pelo sentido da vida.