Stephen Hawking, buraco negro, Big Bang ou gravidade zero são palavras que fazem sentido para você? Se sim, esse texto vai mostrar como expandir o seu conhecimento. Caso contrário, será uma maneira útil para começar a entender melhor como funciona o nosso universo.

Nas livrarias Cultura e Saraiva, no RioMar, encontramos entre tantos livros dedicados ao assunto os quatro mais procurados por quem se interessa pelo tema. São eles:

The Cosmic Tourist, de Brian May, Patrick Moore e Chris Lintott – o livro traz um conteúdo bastante ilustrado e convida o leitor para contemplar 100 vistas incríveis, desde asteroides até as galáxias mais distantes. Além disso, a obra explica cada imagem, o que são e como elas se encaixam no universo. Também apresenta curiosidades e fatos peculiares relacionados à astronomia.

O Livro de Ouro do Universo, de Ronaldo Rogério de Freitas Brandão – traz uma síntese sobre o conhecimento de muitas civilizações de forma límpida e direta. Constelações, asteroides, planetas, cometas, meteoros, meteoritos; Big-bang, quarks, buracos negros, estrelas canibais, extraterrestres; Ptolomeu, Copérnico, Kepler, Galileu Galilei e Newton fazem parte do percurso de descobertas trazido pelo autor.

Fronteiras do Universo – Uma Viagem aos Limites do Horizonte Cósmico, de Paul Harpen – utilizando uma linguagem acessível até para quem não conhece o tema, o autor apresenta o que a ciência já descobriu e o que espera descobrir em breve a respeito das longínquas extensões do universo. Paul Harpen nos faz pensar sobre o lugar que ocupamos no vasto universo, tanto no espaço como no tempo, e nos deixa maravilhados diante dos mistérios da matéria escura, da energia escura, das dimensões extras, dos universos paralelos, e muito mais.

O Universo numa Casca de Noz, de Stephen Hawking – a obra é um clássico e traz muito da personalidade de Hawking, um dos maiores nomes da ciência atual e figura bem conhecida por suas ideias provocadoras e seu carisma. O livro contém muitas ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Mesmo os temas complexos são tratados com extrema clareza, por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias, e permeados com o peculiar senso de humor de Hawking.