Dinossauros e Dragões: entre a realidade e a mitologia
Foto: Paloma Amorim/Especial para o RioMar Recife

Dinossauros e Dragões: entre a realidade e a mitologia

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Filmes, séries e livros já nos mostraram criaturas extraordinárias em ação. E se o ser humano se sente o dono do mundo, ao contemplar esses animais gigantes em alguma produção, não é dificil perceber quem de fato reinava na terra. Então, pensando na imponência dos dinossauros e dos dragões, preparamos um conteúdo especial para descrever as diferenças e características dessas feras milenares

Dragões mexem com a imaginação no RioMar Recife

DINOSSAUROS

Os dinossauros existiram há milhões de anos e cumprem, ainda na atualidade, um papel importante para entedermos a história do planeta terra. É que através dos fósseis encontrados, os cientístas descobriram muito de como a vida funcionava por aqui antes mesmo do primeiro ser humano vir a existir.

De aspecto reptiliano, esses gigantes dividem-se em espécies diferentes que vai desde os herbívoros saurópodes, mais conhecidos como pescoçudos, passando pelos voadores Pterodáctilo até o predador mais feroz Tiranossauro Rex.

Em geral, o fato é que essas feras passaram pelo nosso planeta, mas permanecem vivos tanto nos estudos científicos quando nas produções astísticas. Foram verdadeiros imperadores da terra.

Foto: Pixabay

DRAGÕES

Por outro lado, os dragões – também de aspecto reptiliano – nunca existiram, fazem parte de um conjunto de lendas, folclore e mitologias. A presença desses seres é muito forte dentro da mitologia chinesa e europeia, mas outras culturas ao redor do mundo também vizualizam o animal, podendo adotá-lo como fonte de poderes sobrenaturais, sabedoria e força ou simplesmente como feras destruidoras.

Com asas enormes, uma pele impenetrável, força descomunal e a capacidade de curpir fogo, essas feras protagonizaram grandes produções cinematográficas, como o terrível Smaug em “O Hobbit”, Drogo em “Game of Thrones” e até o sábio Shenlong, uma das entidades mais poderosas do anime “Dragon Ball Z”. Em todo caso, os Dragões são sempre sinônimo de poder e força.

Foto: Pixabay

DRAGÕES-DE-KOMODO

E a título de curiosidade, existe sim uma espécie desses animais. É que em algumas ilhas da Indonédia vivem os chamados Dragões-de-komodo. A fera é a maior espécie de lagarto conhecida até hoje podendo chegar até 3 metros de comprimento e 160kg. Sua mordida pode ser fatal, pois as bactérias contidas em sua boca funcionam como um veneno letal.

Foto: Pixabay

EXPOSIÇÃO DRAGÕES

E para quem é fascinado por essas feras, o RioMar Recife traz uma grande atração: a Exposição Dragões. Por aqui você pode se deparar com oito dessas criaturas fantásticas que dividem-se entre a Praça de Eventos 1, no Piso L1,  Piso L2, pertinho da Etna, e Piso L3, próximo à varanda. Além disso, no Piso L4, onde fica o Cinemark, é possível ver de perto um ovo dracônico com um filhote prestes a nascer.

Foto: Paloma Amorim/Especial para o RioMar Recife

Dragão das Trevas: já ouviu falar? No RioMar ele faz sucesso

Deixe seu comentário