Dia do Amigo: 9 filmes sobre as maiores amizades do cinema

Dia do Amigo: 9 filmes sobre as maiores amizades do cinema

Na sua festa de 15 anos, na sua tão sonhada formatura ou apenas sentado ao seu lado, alguns amigos são como se fossem irmãos. E a conexão é tão forte que em todos os momentos importantes ele estava lá, em dias de chuva ou aproveitando o sol. Com você. Por isso, nesta segunda-feira (20),  Dia do Amigo, criamos uma lista com 9 filmes que marcaram o cinema com verdadeiras histórias de amizade. Confira:

Dia do Amigo solidário: sua ajuda é o presente para quem precisa

Thelma & Louise

Um clássico do ano de 1991, “Thelma & Louise” retrata a amizade entre uma garçonete e uma jovem dona de casa, que juntas resolvem viajar para afastar o tédio de suas vidas. Na estrada, passam por poucas e boas, incluindo uma fuga alucinante da polícia, deixando o laço da amizade ainda mais forte entre as duas amigas.

Um Sonho de Liberdade

Uma das mais emocionantes histórias do cinema. O longa é mais um clássico de 1995 e narra as desventuras do jovem e bem sucedido banqueiro Andy Dufresne (interpretado por Tim Robbins) que tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Já na prisão, Andy faz amizade com outro condenado, Ellis Boyd Redding (interpretado por Morgan Freeman), e juntos partem em busca de superar os desafios de um lugar marcado pela dor.

Conta Comigo

Conta Comigo é um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde, e com certeza, um dos melhores filmes sobre a amizade já feitos. A história se passa com quatro garotos que decidem ver o corpo de um desconhecido morto acidentalmente, perto de suas casas. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp encontram um homem em um pântano cheio de sanguessugas. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.

E.T. – O Extraterrestre

Já que estamos falando de clássicos e amizade, é inevitável falar sobre E.T. – O Extraterrestre. O filme é uma ficção científica dirigida por Steven Spielberg e narra a história de um garoto que faz amizade com um ser de outro planeta, que acabou ficando sozinho na Terra. O menino, então, passa a o proteger de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

Sempre Ao Seu Lado

Já que falamos da amizade entre um garoto e um alienígena, abrimos espaço para falar sobre o companheirismo do melhor amigo do homem. “Sempre Ao Seu Lado” conta a história de Parker Wilson (Richard Gere), um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. O longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Esse é para assistir com um lenço do lado.

Como Treinar Seu Dragão

Sim, as animações infantis também têm seu lugar de destaque quando o assunto é amizade. Em “Como Treinar Seu Dragão”, o protagonista é um menino viking que, ao contrário de seu pai e toda a sua tribo, não quer matar dragões. Ao contrário, ele desenvolve uma grande amizade com um dos dragões mais perigosos do mundo e prova para todos que essas criaturas podem ser muito mais inofensivas do que se imagina.

Intocáveis

“Intocáveis” é um daqueles filmes famosos por nos dar uma lição. A história se passa quando Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico, fica tetraplégico após sofrer um grave acidente. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Se Beber Não Case

O filme é uma das comédias de maior sucesso na história do cinema. No enredo, os personagens Doug Billings (Justin Bartha), Stu Price (Ed Helms), Phil Wenneck (Bradley Cooper) e Alan Garner (Zach Galifianakis) participam de uma despedida de solteiro em Las Vegas. Lá, eles alugam uma suíte e têm uma noite de grande badalação. No entanto, na manhã seguinte eles acordam sem ter a menor idéia do que aconteceu na noite anterior, e que um deles está desaparecido.

Central do Brasil

O longa, de 1999, é de Walter Salles e emocionou as plateias do mundo todo com a história emocionante da amizade entre Dora, uma amargurada ex-professora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, e Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, que acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus.

A obra foi indicada ao Oscar daquele ano na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A interpretação de Fernanda Montenegro lhe rendeu ainda a indicação para Melhor Atriz.

Deixe seu comentário