Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife
Poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado, o célebre Ariano Suassuna completaria 94 anos nesta quarta-feira, 16 de junho. O artista nos deixou em 2014, mas permanece imortal no coração dos brasileiros. Isso porque durante a vida, ele se dedicou ao universo da dramaturgia e literatura e presenteou seu público com grandes obras, dentre as quais se ergue como crição primordial: “O Auto da Compadecida“.
Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, na cidade de Nossa Senhora das Neves, atualmente João Pessoa, capital da Paraíba. Sendo o oitavo filho entre nove irmãos, passou parte de sua infância na fazenda Acahuan, sertão do estado. Quando seu pai, ex-governador, foi assassinado por motivos políticos, a família se mudou para Taperoá, cidade onde Ariano teve o primeiro contato com a cultura regional através do teatro de mamulengos.
Depois de imergir profundamente no universo da literatura e dramaturgia, em 1995, o artista lançava sua obra mais célebre “O Auto da Compadecida” que foi adptada para a televisão, cinema e, claro, interpretada em vários palcos de teatro. Além dessa, o escritor também publicou títulos como “Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta“; “O Casamento Suspeitoso“; “O Sedutor do Sertão” e “Dom Pantero no Palco dos Pecadores“, obra concluída pouco antes de sua morte.
E para quem quiser adquirir alguns livros, é possível encontrar várias opções na Livraria Cultura, Piso L2, no RioMar Recife. Confira!
*Preços e estoques são de responsabilidade da loja.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.