A história de Nossa Senhora do Carmo e um cordel para a santa

A história de Nossa Senhora do Carmo e um cordel para a santa

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo são os títulos dados à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita. Os eremitas que viviam no Monte Carmelo foram os primeiros carmelitas, eles construíram uma capela e dedicaram à Santíssima Virgem. A devoção popular à Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário, um sacramental associado às promessas de ajuda feitas por Maria para a salvação do devoto portador. Segundo a tradição, Maria entregou o escapulário a um carmelita chamado Simão Stock.

Serviços no RioMar durante o feriado: veja o que funciona

Na capital pernambucana, Nossa Senhora do Carmo fora proclamada padroeira do Recife em 1909. Desde então, no dia 16 de julho de cada ano é feriado na cidade em homenagem à Santa. Milhares de fiéis aproveitam a data para prestar culto e promover reuniões em igrejas tradicionais, como o Convento de Nossa Senhora do Carmo.

Então, pensando na grande onda de fé que circunda essa data, Deoclécio Tadeu, poeta, formado em Letras pela FAFIRE e colaborador do RioMar Recife, escreveu um cordel especial para homenagear a Santa. Confira!

Foto: Pixabay

 

Rainha dos Anjos
Interceda sempre por nós
Se estivermos perdidos
Guie-nos com tua voz

Seja escudo
Ó virgem imaculada
Seja proteção, a nossa advogada

És bom exemplo de bondade
De justiça e caridade
Padroeira do Recife
Mantenha teu povo seguro
E assim como o teu
Dai-nos um coração remido e puro.

 

Deixe seu comentário