6 de março é feriado da Data Magna. Você sabe o que significa?

6 de março é feriado da Data Magna. Você sabe o que significa?

Os pernambucanos ganharam mais um feriado, desta vez no dia 6 de março, quando se comemora a Data Magna. Mas qual é o motivo? A data faz referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, que, em 2017, chegou aos 200 anos.

Feriado Data Magna: veja o horário para curtir no RioMar

A Revolução Pernambucana foi um movimento social que tinha o objetivo de conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal. Por aqui, queriam implantar um regime republicano, elaborando uma constituição própria. Havia uma insatisfação popular muito grande com os privilégios da corte portuguesa, que havia chegado ao País em 1808.

Mas, ao descobrir a revolta, o governador da província de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ordenou a prisão dos envolvidos. Mas os revolucionários resistiram, dominaram o Recife e implantaram um governo provisório. O então governador fugiu.

A data 6 de março marca o dia em que o capitão José de Barros Lima, conhecido como “Leão Coroado”, matou o comandante português que lhe havia dado voz de prisão e tomou com seus aliados o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio. O episódio é considerado o estopim da Revolução de 1817.

Porém, Dom João VI, rei de Portugal, não ficou parado. Organizou uma repressão contra os rebeldes. Os embates duraram 75 dias, sob o comando de Luís do Rego Barreto, culminando com a derrota dos envolvidos na Revolução. Luis Barreto virou governador-geral de Pernambuco.

A Revolução Pernambucana é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil com relação a Portugal, por isso a sua importância.