*Atualização realizada no dia 7 de outubro de 2024.
Vivemos em uma sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e níveis elevados de estresse. E para quem deseja se cuidar ao máximo o treino de cardio é uma ótima opção. Já ouviu falar? A Cia Athletica, no Piso Térreo do RioMar Recife, dá mais detalhes:
Centro de Vacinação no RioMar com novo horário de funcionamento
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
Portanto, ao praticar o exercício cardiovascular, o corpo recebe inúmeros benefícios, uma vez que o músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que o coração bombeie mais sangue a cada batimento.
Além disso, o treino cardio:
» Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
» Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o corpo todo;
» Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do oxigênio;
» Aumenta a resistência física;
» Ajuda a manter a forma e perder peso;
» Previne doenças no coração e no sistema respiratório.
E como se faz um treino cardio?
Você sabe o que a corrida, bike indoor, HIIT, Orange Zonee, natação têm em comum? Todos oferecem exercícios cardiovasculares capazes de melhorar a circulação e o aproveitamento do oxigênio pelos músculos ativados durante a prática desses exercícios.
Todas essas modalidades podem ser praticadas de acordo com a individualidade e a aptidão física de cada praticante, para que assim, cada um possa evoluir em seu próprio ritmo.
Corrida
Considerada o carro-chefe dos exercícios cardiorrespiratórios, a corrida é uma ótima opção para quem procura treino cardio para emagrecer, justamente para queimar aquela gordura indesejada. A corrida acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias tanto durante, quanto após a atividade.
Bike indoor
No ciclismo indoor, onde são feitas simulações de diversos tipos de terrenos, como montanhas e terrenos planos, o gasto calórico é quase tão alto quanto o da corrida. A grande vantagem desse treino é que, mesmo sem possuir uma boa coordenação motora, o seu praticante conseguirá aproveitar o treinamento.
Fora isso, por ser uma atividade que mescla o treinamento aeróbico de média e alta intensidade, proporciona grandes benefícios para a circulação sanguínea, podendo inclusive reduzir os níveis de colesterol e hipertensão.
HIIT
O HIIT ou High-Intensity Interval Training é um tipo de treino que envolve sessões repetidas de alta intensidade, acompanhadas de tempos de recuperação variados. Esse tipo de treinamento é ótimo para aqueles que desejam uma queima de calorias mais acelerada, já que a sua alta intensidade faz com que o corpo passe por déficit de oxigênio e precise restaurar seu nível ao que era antes do mesmo começar, acelerando a queima de calorias em até 15%, quando comparado a outro treino aeróbico.
Além disso, a sua alta intensidade acompanha outros benefícios como, por exemplo:
– diminuição da pressão sanguínea;
– melhora da saúde cardiovascular (respiratória);
– aumenta da sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a glicose para obter combustível para produzir energia;
– melhora do colesterol.
Você também pode tentar o Squash, que inclusive, é considerado uma modalidade de HIIT, por conceder os mesmo benefícios e pelas sua alta intensidade.
Natação
A natação é uma grande aliada para quem quer perder peso. Por ser um exercício que é praticado dentro de água, oferece poucos riscos de lesões, já que a sobrecarga articular é menor. Além de favorecer a perda de peso, a natação melhora a capacidade cardiorrespiratória. Uma hora de natação gasta em média 430 a 530 kcal.
Orange Zone
O Orange Zone é um novo método para emagrecimento que mescla exercícios funcionais e de musculação com corrida e remo indoor, com duração de 60 minutos por aula.
O treino intenso proporciona um grande consumo calórico, provocando o aumento de enzimas e hormônios que facilitam metabolicamente a mobilização da gordura, além de também ser uma ótima escolha pra melhorar a sua respiração e condicionamento físico.
Baixa intensidade x Alta intensidade
Quando falamos de exercícios cardio, precisamos entender que há uma intensidade ideal que deve ser escolhida com base no seu estilo de vida e objetivos. São eles:
» Baixa intensidade
Se você deseja aumentar a sua resistência e manter a forma, exercícios de baixa intensidade são o ideal, mas lembrando, que nesse caso, você precisará de mais tempo livre para a sua prática.
Caminhadas e natação são uma boa para caso você prefira treinar em baixa intensidade.
» Alta intensidade
Já se você deseja perder peso e definir a musculatura, pode optar pelos exercícios de alta intensidade. Uma de suas principais vantagens é o pouco tempo semanal necessário para os exercícios.
Agora que você já sabe tudo sobre o treino cardio, é a hora de você escolher o que atende melhor as suas necessidade e começar a praticar o mais rápido possível!
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.