Obra inédita de Ariano Suassuna é lançada na Livraria Cultura

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
O designer Ricardo Gouveia de Melo, o filho de Ariano, Manuel Dantas, e o crítico Carlos Newton. Foto: Léo Motta/JC Imagem

Um dia depois da sua santa de devoção, Nossa Senhora da Conceição, no ano em que completaria 90 anos. Essa foi a data escolhida pela família de Ariano Suassuna para lançar o seu livro póstumo, A Ilumiara – Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores. O paraibano pernambucano de coração passou seus últimos 30 anos de vida escrevendo e reescrevendo sua obra final.

O lançamento da narrativa inédita acontece no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar, neste sábado, às 15h. O evento é aberto ao público.

A trama de Dom Pantero passa pelos livros anteriores de Ariano, pelo teatro, pela prosa, pelo desenho, pelas aulas-espetáculo e, além disso, pela própria vida do autor.

O filho de Ariano, Manuel Dantas, vai levar ao teatro uma aula espetaculosa, acompanhado de Carlos Newton Júnior (pesquisador da obra de Ariano Suassuna e autor da apresentação do romance), Ricardo Barbarena (autor do posfácio), Esther Simões (neta de Ariano e pesquisadora), Ricardo Gouveia de Melo (designer e idealizador do projeto gráfico da obra) e Adriana Victor (jornalista e ex-assessora do escritor).

O termo aula espetaculosa não é por acaso. É uma alusão às famosas aulas-espetáculo que Ariano levou a várias cidades. Nesses encontros, ele contava seus causos. Dom Pantero, protagonista do livro, realiza uma aula espetaculosa, na qual satisfaz seu desejo criativo de escritor frustrado com a ajuda de seu três irmãos, um dramaturgo, outro romancista e o terceiro poeta.

A aula deste sábado é uma forma saudosa de lembrar o grande Ariano. O dia é simbólico. Todos os anos, o escritor costumava subir o Morro da Conceição para homenagear Nossa Senhora, que foi escolhida pelos recifenses como padroeira afetiva, da mesma forma que a cidade acolheu o menino paraibano como sendo seu filho.

SERVIÇO
Lançamento do livro A Ilumiara – Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores
Onde: Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar Recife
Quando: 9 de dezembro, às 15h
Evento aberto ao público



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *